Browsing by Author "Carvalho, Marta Manuela Pereira de"
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- Um estudo exploratório de metodologia mista de um programa de estimulação com arte visual para pessoas com demência em contexto de museuPublication . Carvalho, Marta Manuela Pereira de; Caldas, Alexandre CastroObjetivo: Avaliar um dos primeiros projetos em Portugal de estimulação com arte visual para Pessoas com Demência (PcD) e respetivos cuidadores em contexto de museu, ao nível do humor, Qualidade de Vida (QdV), envolvimento, apreciação, e experiências subjetivas. Método: A amostra deste estudo contou com 27 PcD e 18 cuidadores e a intervenção ocorreu ao longo de seis semanas. Os participantes foram divididos em dois museus com tipos de arte distintos (abstrato vs. figurativo), em que cada sessão contemplava discussão e produção de arte. Utilizou-se um design observacional exploratório de metodologia mista com medidas qualitativas e quantitativas, e os resultados foram comparados entre os dois museus. Resultados: Registaram-se diferenças estatisticamente significativas no humor após cada sessão em ambos os museus e na QdV apenas para as PcD. Quanto ao envolvimento, observou-se uma participação ativa e positiva de PcD ao nível do discurso espontâneo, do interesse pelos estímulos, e do nível de alerta (entre outros), nos dois museus. Os temas mais frequentes da participação de PcD durante a discussão de obras de arte foram a estimulação de memórias (episódicas e semânticas), e observações relacionadas com aspetos descritivos, interpretativos, e de autorreflexão das obras. Os grupos focais evidenciaram os aspetos mais valorizados por PcD e cuidadores em relação ao programa: a Estimulação Cognitiva, as Interações Sociais, e a Metodologia utilizada pelas mediadoras. Os questionários de avaliação permitiram observar uma avaliação muito positiva por parte da grande maioria dos participantes. Conclusão: Este estudo fornece evidência qualitativa e quantitativa dos benefícios de utilizar a arte como instrumento de intervenção para PcD e cuidadores tanto num museu com arte figurativa como abstrata, e permite um entendimento mais profundo dos processos envolvidos nas sessões de discussão de arte. São ainda discutidas recomendações importantes para a implementação e avaliação deste tipo de programas.