Browsing by Author "Carneiro, Roberto"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- Descobrir o tesouroPublication . Carneiro, RobertoPortugal padece há, pelo menos, 150 anos de um défice estrutural em matéria de educação e de qualificações. Esse desequilíbrio face aos demais parceiros europeus resulta de um desinvestimento sistemático no capital humano dos portugueses verificado até há cerca de 30 anos. O artigo começa por evidenciar a importância estratégica da opção de investir duradouramente na superação deste atraso e na reversão deste “ciclo longo” de atávica desqualificação da maioria da população, evidenciando como noutros países foi possível realizar a “revolução educativa”. Defende-se, de seguida, a evolução para um novo paradigma de educação como serviço – de proximidade – e o abandono de um modelo fabril – industrial – de formação. A iniciativa Novas Oportunidades representa também uma grande oportunidade para reorganizar a oferta inclusiva de educação-formação segundo padrões mais flexíveis e próximos das verdadeiras necessidades da procura. Por último, elabora-se sobre a missão da educação naquilo que ela encerra de redescoberta do imenso tesouro que habita o “interior” de Portugal e a alma de cada português. Afinal, a educação visa tornar as pessoas mais felizes e ajudá-las a descobrir o tesouro que reside na profundidade do sentido da vida.
- Hibridação e aventura humanaPublication . Carneiro, RobertoNo presente artigo retomo e desenvolvo um anterior artigo sobre hibridação cultural. Começo por relacionar globalização e cultura, evidenciando como a convivência intensa de matrizes culturais pode levar a uma essencialização de identidades ou, ao invés, ao aprofundamento de interculturalidades híbridas. De seguida, argumento com a “planura” do mundo para vencer as concepções hegemónicas de cultura e gerar uma arquitectura nova de sociedade em rede, feita de espaços públicos e comunicacionais. Neste quadro, advogo para Portugal uma dupla hibridação, a de recuperação e a de antecipação. Refiro depois a grande oportunidade de aprofundamento dos 3+1 capitais a partir de uma gestão inteligente e humana dos novos fenómenos migratórios, para concluir citando o papel da aventura humana, na miscigenação e no policromatismo, em ordem à criação de sentido.
- Self-assessing of the emotional intelligence and organizational intelligence in schoolsPublication . Dagiene, Valentina; Juškeviciene, Anita; Carneiro, Roberto; Child, Camilla; Cullen, JoeThe paper presents the results of an evaluation of the Emotional Intelligence (EI) and Organisational Intelligence (OI) competences self-assessment tools developed and applied by the IGUANA1 project. In the paper Emotional Intelligence and Organisational Intelligence competences are discussed, their use in action research experiments to assess and support the development of innovation in schools is presented, together with the results of these experiments. The paper also discusses how innovation support in schools was linked to a 'Theory of Change' approach in the IGUANA project and applied to support innovation plans developed by Portuguese and Lithuanian schools. Finally, the results of the use of the Theory of Change approach are discussed.