Browsing by Author "Cardoso, Alexandra Maria Monteiro da Costa"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Plataforma Moodle em contexto educativo : porque (não) funciona?Publication . Cardoso, Alexandra Maria Monteiro da Costa; Restivo, FranciscoO presente relatório, elaborado no âmbito do II Ciclo de Estudos em Ensino de Informática, traduz-se num documento de reflexão crítica sobre as experiências vividas e competências adquiridas durante a Prática de Ensino Supervisionada. Além de evidenciarmos o que para nós é ser professor como intérprete/executante do currículo nacional, como dinamizador da aprendizagem, como membro da comunidade educativa e como agente de inovação, explanamos todas as atividades por nós elaboradas, sejam elas letivas e não letivas, tendo como primazia um papel de mediador de informações para as transformar em conhecimento através de um importante recurso no processo de ensino aprendizagem – as Tecnologias de Informação e Comunicação. Inserida nestas, encontram-se as plataformas de apoio à aprendizagem, onde damos ênfase à plataforma Moodle. Esta ferramenta de gestão de aprendizagem, criada com o objetivo de auxiliar os professores e alunos na realização de atividades síncronas e assíncronas permite, aos mesmos, trabalharem em colaboração e o estabelecimento de uma rede interativa para a transmissão de informação e atualização do conhecimento. Encontrando-nos na Sociedade da Informação e Conhecimento, um mundo em constante mutação, e onde a ênfase se centra no aprender a aprender (e a pensar), não nos podemos alhear que, para além de termos de saber procurar, organizar e gerir informação, temos também de saber desenvolver habilidades de investigação. Neste sentido, contemplamos um estudo com o objetivo de investigar o porquê de a plataforma Moodle, em regime de b-learning, ser mais utilizada como repositório de informação em detrimento de ser utilizada como um espaço de colaboração e interação em contexto de ensino e aprendizagem. Assim, atendendo à definição do problema que pretendemos estudar - “Plataforma Moodle em contexto educativo – Porque (não) funciona?” - optamos por seguir uma metodologia de investigação qualitativa, do tipo explanatória, dado que o pretendido é conhecer os motivos que levam os professores de um Agrupamento a não utilizar a plataforma Moodle. Baseada num estudo de caso, definimos como amostra os professores de um Agrupamento de Escolas, o qual, por questões éticas, denominamos de Agrupamento ABC e foram utilizados como técnicas de recolha de dados a análise documental e o inquérito por entrevista. Os resultados apontam para um insuficiente conhecimento na utilização da plataforma Moodle que, entre outros fatores, justificam a falta da integração do Moodle em contexto educativo por parte dos professores, continuando estes a utilizar estratégias e métodos de ensino tradicionais.
