Browsing by Author "Campos, Mafalda de Athayde e Mello de Antas de"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Os influenciadores digitais e práticas de consumo dos seus seguidoresPublication . Campos, Mafalda de Athayde e Mello de Antas de; Ribeiro, Nelson CostaA presente dissertação debruça-se sobre o papel dos influenciadores digitais de Moda e Lifestyle no Instagram, e tem como objetivo compreender como a intenção de compra dos usuários do Instagram é afetada pela ação dos influenciadores digitais. Ou seja, procura compreender o processo de influência dos influenciadores digitais na decisão de compra dos seus seguidores. Inicialmente foram realizadas entrevistas a três influenciadoras digitais e, de seguida, foi analisado o conteúdo das suas publicações no Instagram, no período de 1 a 31 de Julho de 2021, de modo a perceber e comparar qual o seu envolvimento e estratégias em relação ao público e às marcas. Foi igualmente realizado um inquérito por questionário a seguidores de influenciadores digitais no Instagram com o objetivo de procurar respostas sobre como estes percecionam os influenciadores. No final do estudo, foi possível concluir que os influenciadores digitais têm um papel indispensável para as marcas, pois influenciam, de forma positiva, o envolvimento do consumidor e as suas decisões de compra através da credibilidade, confiança e lealdade. Por este motivo, é importante que esta profissão invista em estratégias de influência, de forma a chamar a atenção do cliente, envolvendo-o e ganhando a sua confiança. Os dados também sugeriram que o engajamento do consumidor depende de fatores relativos à publicação de conteúdos como o formato, o tema, o dia, a hora, a marca, o tipo de comunicação e o número de publicações.