Browsing by Author "Cachola, Ana Cristina Pires"
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- Representações da identidade cultural portuguesa na arte contemporânea : pós-imagens entre o pedagógico e performativoPublication . Cachola, Ana Cristina Pires; Gil, Isabel CapeloaA presente investigação tem como objectivo problematizar as representações da identidade cultural na arte contemporânea visual produzida por artistas portugueses no período pós-25 de Abril, com especial enfoque nos artistas que começam a expor regularmente a partir da primeira década do século XXI. Neste sentido, pretende-se analisar de que forma os artefactos produzidos por estes artistas são, simultaneamente, mediadores e produtores de uma identidade cultural negociada e partilhada. Este trabalho pressupõe, assim, o estabelecimento de linhas de intersecção entre o amplo debate teórico sobre questões identitárias de pertença nacional e a produção artística visual contemporânea, privilegiando-se uma abordagem no âmbito dos Estudos de Cultura, em geral, e dos Estudos de Cultura Visual, em particular. As representações da identidade cultural portuguesa nas produções artísticas serão observadas a partir de três eixos de análise fundamentais: as (re)mediações e (re)figurações do imaginário português, as quais, a partir de narrativas históricas, literárias e artísticas colocam o mar no centro da imaginação da portugalidade; a recuperação de episódios traumáticos do passado recente nacional, nomeadamente o Estado Novo e a Guerra Colonial, enquanto dimensões fundamentais da tessitura identitária contemporânea; e o pós-colonialismo como moto e tema da revisão do passado num presente que articula a identidade cultural com a produção de uma visualidade constitutiva de relações sociais. Através de uma aproximação hermenêutica a obras concretas de seis artistas portugueses – João Pedro Vale, Joana Vasconcelos, Maria Lusitano, Pedro Barateiro Vasco Araújo e Francisco Vidal – que se insinuam como mediações de uma visualidade anterior, – pós-imagens –, defender-se-á que a construção da comunidade imaginada portuguesa se configura pela relação dialéctica entre a pedagogia e a performatividade da narração, também visual, da nação. Defender-se-á, igualmente, que as obras que constituem o corpus de análise se assumem enquanto sistema discursivo seminal nos processos de produção de sentido cultural e na activação de mecanismos de celebração, interrogação e construção/desconstrução de uma identidade cultural portuguesa. Procurarse- á, ainda, discutir a coincidência de agenda entre a arte contemporânea e os Estudos de Cultura, ressalvando a singularidade de cada um dos territórios.