Browsing by Author "Cacela, Mariana"
Now showing 1 - 2 of 2
Results Per Page
Sort Options
- Extensão média do enunciado : obtenção de valores padrão para o português europeu em crianças de 4 anos (4;00-4;05)Publication . Cacela, Mariana; Mineiro, Ana; Santos, Maria EmíliaA Extensão Média do Enunciado (EME) é uma medida de análise de amostras de discurso espontâneo que desde há vários anos tem sido estudada e aplicada nos mais diversos estudos noutras línguas. Através dela tem sido possível auxiliar terapeutas e linguistas na avaliação de perturbações de linguagem, orientar planos de intervenção, estudar o desenvolvimento da linguagem de crianças para uma determinada língua e o desenvolvimento de crianças bilingues. Para o Português Europeu ainda não são conhecidos valores que permitam utilizar esta medida, pelo que se desenvolveu um projeto que envolve o estudo de crianças dos quatro aos cinco anos e cinco meses. A presente dissertação tem como principal objectivo a obtenção do valor padrão da EME em palavras (EME-p) de crianças de 4;00 a 4;05 anos de idade. Pretende-se, ainda, perceber se estes valores são influenciados pelo género das crianças e pelo nível de escolaridade dos seus pais. Participaram no estudo 30 crianças residentes e a frequentar jardins de infância da área da grande Lisboa, com desenvolvimento típico da linguagem, cujo discurso foi gravado (um mínimo de 100 enunciados por criança), transcrito e depois analisado. A EME-p de cada criança foi calculada, sendo depois obtida a média das 30 amostras recolhidas, sendo, desta forma, obtido o valor médio de EME-p para esta faixa etária. Não foram observadas diferenças significativas ao nível do género nem influência da escolaridade dos pais.
- Mean Length of Utterance-words in children with typical language development aged 4 to 5 yearsPublication . Santos, Maria Emília; Lynce, Sofia; Carvalho, Sara; Cacela, Mariana; Mineiro, AnaPURPOSE: to analyze the Mean Length of Utterance-words (MLU-w) in children aged 4;00-5;05 years. METHODS: ninety two Portuguese children with normal development were observed: 49 girls and 43 boys, divided in age range groups of six months. A sample of 100 utterances produced in spontaneous discourse was collected from each child. The utterances were transcribed and analyzed.RESULTS: MLU-w was shown to vary between 4,5 to 5 words, progressing with age. This progression had been previously observed in US English and in Brazilian Portuguese speaking children, although in European Portuguese the number of words is overall a little higher. Both boys and girls performed similarly. Years of parents formal education showed some influence, but not in all age groups. Results showed a positive and significant correlation with a formal test for language assessment, both in comprehension as in language production. CONCLUSION: the MLU-w is a good measure of language development up to 5 years. The values found can serve as a normative reference for Portuguese children, but also in comparative studies on the development of spontaneous language.