Browsing by Author "Bento, Carolina Conde Gomes"
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- Corporate strategy : um estudo sobre os padrões de performance dos grupos empresariais em PortugalPublication . Bento, Carolina Conde Gomes; Marques, Luís Manuel DionísioA Corporate Strategy, pilar essencial da Gestão, tem sido historicamente negligenciada pelos gestores, apesar de ter ganho uma grande notoriedade nos últimos anos. Existe ainda menos informação relativa à capacidade que cada uma das diversas estratégias corporativas, adotadas pelos grupos empresariais, têm em criar valor. Com o presente estudo, pretendemos assistir no esclarecimento de fundamentos-base do conceito supra; propor uma framework alicerçada em cinco estratégias corporativas criadas a partir das existentes na literatura; interconectar práticas, sistemas de gestão (planeamento e controlo), e atividades de criação (e destruição) de valor com as abordagens estratégicas desenvolvidas; e, finalmente, inferir conclusões acerca da relação entre estilo parental implementado e performance do grupo empresarial. Numa primeira fase, iremos aplicar o nosso modelo corporativo aos dados qualitativos obtidos pelo questionário desenvolvido, identificando qual a estratégia corporativa adotada por cada uma das empresas cotadas em bolsa. De seguida, iremos elaborar a análise financeira destas, examinando os indicadores PCF, ROA, Margem EBITDA, Profit Margin, ROE e ROCE, numa análise cross-section e timeseries, de 2014 a 2018. Com esta informação, iremos comparar e tentar estabelecer relações entre cada tipo de estratégia e nível de performance obtido pelas empresas. Inferimos que, de facto, existe um padrão de performance diferente entre cada estratégia corporativa. Observámos que, no contexto da realidade amostral e do período temporal analisado, o estilo parental cujo driver de valor (vantagem parental) se baseou na orientação e revisão estratégica, fomentou um desempenho financeiro superior às restantes. Esperamos motivar a adoção da nossa framework, assim como a criação de outros estudos empíricos que apliquem metodologias de tratamento de dados mais formais, como entrevistas, modelos econométricos e análise de um maior leque de indicadores financeiros – conseguindo um melhor escrutínio acerca dos impactos de diferentes estratégias corporativas na prestação financeira das empresas-mãe.