Browsing by Author "Barbosa, Joana Esteves"
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- A influência da comunicação de responsabilidade social corporativa nos consumidores : estudo de caso Renault PortugalPublication . Barbosa, Joana Esteves; Fonseca, Isadora de AtaídeCom o aumento da preocupação e sensibilidade da sociedade em relação ao impacto da atividade humana no planeta, tornou-se imperativo que as organizações assumissem mais responsabilidades de carácter sustentável. De modo a diminuir o impacto negativo do negócio no âmbito social e ambiental, as empresas começaram a introduzir medidas de responsabilidade social corporativa (RSC), como uma parte integrante do seu modelo de negócio. Neste sentido, para o desenvolvimento da presente investigação, foi definido como objeto de estudo a política de comunicação de RSC da Renault Portugal com ênfase numa ação de RSC específica, o Projeto de Mobilidade Urbana Sustentável, fruto de uma parceria entre a Renault Portugal e as Aldeias Históricas de Portugal. Derivado da presença da marca no contexto nacional e do seu histórico na celebração de ações de RSC, a Renault foi selecionada para a realização de um estudo empírico da influência da comunicação de RSC nos consumidores. Assim, o presente estudo de caso analisará qualitativamente a forma como uma política de comunicação global se adapta ao contexto nacional, através da análise de um projeto atual e local. A abordagem teórica dá-se no cruzamento de dois campos da teoria social, as teorias das organizações que incluem as teorias da RSC, e as teorias da comunicação. A condução da presente investigação revelou-se vital, uma vez que permitiu um estudo aprofundado e a compreensão da estrutura de uma política de comunicação de RSC. Além de ser essencial investir no desenvolvimento de uma comunicação estratégica, o forte investimento em ações de comunicação externa revelou-se igualmente importante. Nesse sentido, destaca-se que as relações públicas representam um papel fundamental para o desenvolvimento destas estratégias, assim como na manutenção da imprescindível relação positiva com a imprensa. De facto, a comunicação é um processo complexo que varia consoante a mensagem, o recetor e o meio, e quando adaptado estrategicamente verificase capaz de influenciar positivamente a perceção de marca do consumidor.