Browsing by Author "Assanali, Umera Zainab"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Influência da diversidade cultural na sala de aula : um estudo de caso na Educação BásicaPublication . Assanali, Umera Zainab; Simões, João Manuel FormosinhoO presente estudo situa-se no âmbito da pedagogia intercultural com enfoque na diversidade cultural na sala de aula e na perceção de alunos, pais e professores sobre essa mesma diversidade. Num contexto de globalização, a presente investigação centrase na abordagem de diferentes perspetivas (multiculturais e/ou interculturais) em contexto de sala de aula (cf. Banks 1993, mencionado por Formosinho 1997) e no aproveitamento da diversidade cultural como fator enriquecedor (cf. Giménez, 2002; Dewey, 1971). Trata-se de uma investigação qualitativa e, portanto, faz uso da metodologia inerente a este tipo de investigação, desenvolvendo-se através do Estudo de Caso (cf. Stake, 2012) com caracter instrumental (cf. Amado, 2012) através da análise documental, da observação participante e da entrevista (cf. Guerra, 2012). A ética do estudo cumpre-se pela garantia de anonimato dos alunos, dos pais, dos professores e do estabelecimento de ensino. O estudo revela que apesar do enraizamento em Cascais, os alunos descendentes de imigrantes vivem entre duas culturas, constituindo o mundo de casa “próximo” a “semelhante” do país de origem dos pais. Na escola, os diversos alunos são confrontados com um currículo uniforme com meros ajustamentos associados ao seu referencial de socialização primária. Verifica-se também que a relação entre a escola e as famílias não é plena mas sim marcada pela presença dos pais apenas para conhecimento dos resultados académicos.