Browsing by Author "Amado, Rui Pedro Sambento"
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- Dinâmicas sociopedagógicas : desafios de coordenação e gestão sociocomunitáriaPublication . Amado, Rui Pedro Sambento; Baptista, IsabelEste Sumário Executivo refere-se ao Relatório Reflexivo elaborado no âmbito do curso do Mestrado em Ciências da Educação, especialização em Pedagogia Social, da Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica Portuguesa (FEPUCP). O documento em referência centra-se na análise das experiências consideradas mais relevantes numa perspetiva de desenvolvimento profissional, com especial destaque para o período entre 2001 e 2012 e tendo por base uma reflexão crítica sobre a nossa atividade enquanto técnico de ação socioeducativa com responsabilidades de coordenação pedagógica. No seguimento do percurso académico iniciado aquando da frequência do programa curricular do curso de Mestrado em Ciências da Educação, especialização em Pedagogia Social da FEP-UCP (concluído no ano 2006), em termos de abordagem conceptual e metodológica recorremos ao quadro teórico desta área disciplinar, tentando fundamentar um conjunto de desafios de reflexão-ação no âmbito de uma racionalidade sociopedagógica. Enquanto ciência da educação que enquadra a práxis socioeducativa na pluralidade das suas dimensões, a Pedagogia Social fornece-nos ferramentas teóricas especialmente ricas quando se trata de procurar significados para a realidade socioeducativa, potenciando esquemas de reflexão conducentes a uma sabedoria prática. O Relatório começa com uma introdução de carácter global, encontrando-se estruturado em duas partes fundamentais. A primeira parte relata as etapas principais do nosso percurso profissional, valorizado como caminho em aberto. Essas etapas correspondem à formação inicial, à entrada na vida profissional e, por último, à coordenação e gestão de projetos sociocomunitários. A nossa primeira experiência profissional na área da educação escolar (docência no ensino Básico e Secundário) levou-nos ao contacto com as temáticas relativas aos modos de vivência juvenil na sociedade atual, mas foi sobretudo com a entrada na vida profissional no âmbito do trabalho social que nos confrontámos com contextos de fragilidade humana e com os fenómenos, visíveis e invisíveis, da exclusão social. Este processo de consciencialização profissional converge para a atividade de coordenação e gestão de projetos sociocomunitários, exercida atualmente. Neste sentido, a segunda parte do Relatório centra-se fundamentalmente nesta última etapa de vida profissional, tentando evidenciar os desafios que nos são colocados no âmbito da dinamização de iniciativas sociopedagógicas e da coordenação de equipas multiprofissionais num quadro de trabalho em rede entre diferentes atores sociais. Um trabalho deste tipo requer mentalidades abertas e cooperantes que ajudem a suportar comportamentos consonantes com valores profissionais e sociais de elevada exigência ética. As questões éticas ocupam assim um lugar fundamental na nossa reflexão, considerando que elas atravessam transversalmente todas as dimensões da intervenção socioeducativa, começando pelas competências dos próprios técnicos. O universo empírico que nos serve de referência diz respeito ao Projeto Raiz, um projeto de intervenção sociocomunitária de promoção social das crianças, jovens e famílias dos bairros de habitação social de Ramalde e das Campinas, concelho do Porto. O Projeto Raiz é financiado pelo Programa Escolhas, um programa governamental de financiamento de projetos de intervenção social local que visa promover a inclusão social de crianças e jovens provenientes de contextos socioeconómicos vulneráveis, privilegiando um tipo de intervenção territorial desenhada numa lógica de constituição de redes de parcerias, designadamente de consórcios de instituições locais. O consórcio do Projeto Raiz é liderado pelo Colégio de Nossa Senhora do Rosário (CNSR) e integrado pelas instituições locais mais relevantes da comunidade de Ramalde, nomeadamente, a Junta de Freguesia de Ramalde, o Agrupamento de Escolas do Viso, a Paróquia de Ramalde, a Associação de Solidariedade e Ação Social de Ramalde, a Associação Católica Internacional ao Serviço da Juventude Feminina, a Obra do Frei Gil – Porto e a Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica Portuguesa, Porto. Estamos, pois, perante uma dinâmica de parceria social particularmente significativa. Neste contexto, cabe ao diretor técnico estabelecer as mediações necessárias entre o Consórcio, as equipas de trabalho e os destinatários da intervenção, neste caso crianças e jovens em situação de risco ou vulnerabilidade e respetivas famílias. Conforme surge explicitado, a parceria com a FEP-UCP permitiu que, a par das funções de diretor técnico do Projeto Raiz e, nessa qualidade, beneficiário de uma supervisão sociopedagógica de carácter académico, viéssemos também a assumir progressivamente responsabilidades como colaborador permanente da área de Pedagogia Social sob a orientação do Professor Doutor Joaquim Azevedo e da Professora Doutora Isabel Baptista, designadamente ao nível de iniciativas de mediação social e dos projetos de formação contínua dirigidos aos agentes de intervenção socioeducativa. O trabalho desenvolvido no âmbito desta participação académica (2005-2012) permitiu o apuramento de competências específicas e de cunho sociopedagógico que se revelaram de importância crucial ao nível de uma intervenção técnico-profissional cada vez mais qualificada. Com efeito, a nossa inserção na pequena equipa de Pedagogia Social da FEP-UCP propiciou-nos experiências de comunidade interprofissional extremamente valiosas, permitindo-nos refletir e atuar em conjunto com colegas professores, educadores de infância, educadores sociais, sacerdotes, animadores socioculturais, técnicos de serviço social e outros. Consideramos assim que esta oportunidade constitui, de facto, um verdadeiro desafio de formação-ação, conforme surge destacado nas considerações finais que rematam este Relatório.