Browsing by Author "Alves, Maria Isabel de Sousa Abreu Severino"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- O papel do professor na promoção da literacia : um percurso de vidaPublication . Alves, Maria Isabel de Sousa Abreu Severino; Roldão, Maria do CéuEste relatório reflexivo visa descrever e analisar o meu percurso de vida como professora de português, desde a formação inicial, em 1989 até à presente data, dando especial enfoque aos oito últimos anos. Nele narro alguns episódios mais marcantes da minha vida profissional e reflito sobre o trabalho desenvolvido com vista à promoção da literacia e ao desenvolvimento das competências de leitura e escrita dos alunos dos Ensinos Básico e Secundário, enquanto professora de português e no desempenho da função de coordenadora do Departamento de Língua Portuguesa. Num primeiro momento, debruço-me essencialmente sobre o meu papel de professora, traçando e refletindo sobre o momento posterior à formação inicial, a adaptação ao ensino, focalizando, de seguida, os últimos anos e nestes as estratégias, as metodologias e as atividades desenvolvidas, algumas dificuldades e alguns sucessos. Num segundo momento, descrevo e analiso o trabalho e os projetos que desenvolvi com os meus pares enquanto coordenadora do Departamento de Língua Portuguesa. Destaco a importância da escola que, através dos princípios que orientam a ação educativa e do papel fundamental dos professores, contribui para a aprendizagem, desenvolvimento e promoção da leitura e da escrita, competências fundamentais para o sucesso do aluno. Por último, aponto para a avaliação de desempenho como um caminho possível para a supervisão, permitindo a reflexão sobre as atividades que se promovem, de como se executam e como poderão ser ajustadas ou melhoradas, por forma a contribuírem para o desenvolvimento profissional do professor e, consequentemente, para a literacia dos jovens. Acredito que esta narrativa contribuiu para a reflexão sobre as minhas práticas e a dos colegas com quem diariamente trabalho e, sobretudo, considero que irá proporcionar, a partir deste momento, uma reflexão constante, conducente à mudança dos meus procedimentos que, por sua vez, serão incutidos a outros colegas e, em última instância, proporcionarão a mudança que conduzirá ao sucesso dos alunos.