Browsing by Author "Alves, Andreza"
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- Interacionismo simbólico: análises de casos sobre o corpo multimodal em stickers do WhatsappPublication . Faria, Eduardo; Alves, Andreza; Andrade, José GabrielEste estudo consiste numa tentativa de refletir sobre a representação do corpo na construção dialógica nas aplicações de mensagens, com ênfase no WhatsApp, e também nos dispositivos tecnológicos, considerando a conversão dos corpos em mensagens multimodais. Para tanto, fazemos uso do que denominamos aqui como corpos-stickers, como objeto de análise e reflexão – que nada mais são do que as figurinhas presentes na aplicação em estudo – e que, na contemporaneidade, participam na construção dos diálogos nos aparelhos tecnológicos e no ciberespaço. Dividindo o mesmo espaço ocupado há anos pelos emojis, emoticons e smiles, os stickers correspondem às novas evoluções na construção dos diálogos que fazem uso das representações dos corpos e das expressões humanas. Sendo assim, os corpos, enquanto imagens, dizem tanto quanto as palavras, revelando informações codificáveis de formas objetivas e subjetivas através de diferentes modos semióticos encontrados na multimodalidade. Neste caminho seguimos o aporte bibliográfico dos estudos da semiótica social de Kress e Van Leeuwen (1996; 1998; 2001) para realização da análise verbo-visual dos corpos-stickers em diálogos dentro da aplicação do WhatsApp.
- Interacionismo simbólico: análises de casos sobre o corpo multimodal em stickers do WhatsappPublication . Faria, Eduardo; Alves, Andreza; Andrade, José GabrielEste estudo consiste numa tentativa de refletir sobre a representação do corpo na construção dialógica nas aplicações de mensagens, com ênfase no WhatsApp, como também nos dispositivos tecnológicos, considerando a conversão dos corpos em mensagens multimodais. Para tanto, fazemos uso do que denominamos aqui como “corpos-stickers”, como objeto de análise e reflexão - que nada mais são do que as figurinhas presentes na aplicação em estudo - e que na contemporaneidade participam na construção dos diálogos nos aparelhos tecnológicos e no ciberespaço. Dividindo o mesmo espaço ocupado há anos pelos emojis, emoticons e smiles, os stickers correspondem às novas evoluções na construção dos diálogos que fazem uso das representações dos corpos e das expressões humanas. Sendo assim, os corpos, enquanto imagens, dizem tanto quanto as palavras, revelando informações codificáveis de formas objetivas e subjetivas através de diferentes modos semióticos encontrados na multimodalidade. Neste caminho seguimos com o aporte bibliográfico dos estudos da semiótica social de KRESS e VAN LEEUWEN (1996; 1998; 2001) para realização da análise verbo-visual dos corposstickers em diálogos dentro da aplicação do WhatsApp.
- Representatividade: reflexão sobre a indústria literária através do livro-reportagem "Não. Ele não está"Publication . Faria, Eduardo; Alves, Andreza; Andrade, José GabrielEste estudo busca refletir sobre a Indústria Criativa da literatura no Brasil, bem como o desempenho no mercado editorial e literário através do livro-reportagem “Não. Ele Não Está”, de Maíra de Deus Brito, considerando a inclusão racial (aplica-se aqui, também, outros campos inclusivos) como uma maneira de consolidar o mercado, estimular a produção cultural bibliográfica e conquistar novos públicos por vezes negligenciados pela falta de representatividade. Proposta pela UNESCO, a Indústria Criativa tem a intenção de promover rupturas em cada nicho que atua, propondo inovação e mudanças sociais; portanto, a partir da entrevista com a escritora, buscamos compreender a atuação da Indústria Criativa na literatura sob à ótica de uma escritora mulher e negra - características por vezes negligenciadas pela sociedade e pela indústria literária. Esta pesquisa foi desenvolvida para a disciplina de “Indústrias Culturais, Públicos e Mercados”, da Universidade do Minho, em Portugal, e ampliada considerando o recorte pós-pandêmico.