Browsing by Author "Almeida, Teresa Oliveira"
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- É hasteada a bandeira do Novo Cinema Português : Ernesto de Sousa e Dom RobertoPublication . Almeida, Teresa Oliveira; Pereira, Henrique Manuel“É Hasteada a Bandeira do Novo Cinema Português” dá título à presente dissertação que aborda o cinema produzido em Portugal durante o Estado Novo. Trata-se de uma viagem empreendida desde os anos 30 e 40, designada como a época de ouro do cinema português, passando pelo Movimento Cineclubista e pelo Neorrealismo nos anos 50, terminando na década de 60, com o Novo Cinema Português. Dom Roberto (1962), realizado por Ernesto de Sousa, é o filme que dá início a este último movimento. É também ele, enquanto objecto cinematográfico, que constitui o centro deste trabalho. Dom Roberto é um filme originalmente controverso, devido à sua componente multifacetada. Sendo influenciado por diferentes áreas e correntes, questiona-se se será digno de representar o movimento vanguardista designado por Novo Cinema Português. Tendo em vista esse apuramento, conduziu-se uma investigação pelo espólio de Ernesto de Sousa, bem como por artigos de jornais e de revistas, no período de 1959 a 1962. No mesmo sentido de esclarecimento daquela problemática vão as entrevistas realizadas com o cineasta Lauro António, com o historiador Luís Reis Torgal e com o jornalista Paulo Filipe Monteiro. Pelo modo de produção, designadamente pela angariação de fundos – por via da Cooperativa de Espectador, forma inovadora de financiar a sétima arte – Dom Roberto liga-se ao filme Bom dia, Alegria! (Projeto Final de Mestrado). Com um enfoque especial na obra do realizador Ernesto de Sousa e em Dom Roberto, sua única longa-metragem, esta dissertação torna patente certas peculiaridades das produções cinematográficas durante o regime salazarista, as suas dificuldades e conquistas. Será que o cinema de hoje deve alguma coisa àquele remoto “hastear da bandeira”?
