Browsing by Author "Almeida, Daniel Ramos de"
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- Tendências digitais em social media : o impacto da plataforma TikTok na indústria musicalPublication . Almeida, Daniel Ramos de; Figueiredo, Vítor Manuel Pinto de; Passos, Clotilde Maria PaulinoA presente investigação tem como propósito o estudo de duas variáveis de crescente interesse na sociedade atual, tanto em contexto académico como profissional, que são as tendências digitais em social media e o impacto das plataformas digitais na indústria musical. Deste modo, esta investigação tem como objetivo principal compreender a importância do TikTok na indústria musical e analisar o percurso das músicas nos charts oficiais após a criação de uma trend na plataforma. Este estudo visa, portanto, mapear o percurso das músicas desde a viralização no TikTok até ao reconhecimento nos charts de música mais prestigiadas. Para a componente empírica, recorreu-se à metodologia de estudo de caso múltiplo, de forma a descrever, contextualizar e avaliar as tendências criadas nas plataformas digitais de sete músicas e artistas e, seguidamente, relacionar as mesmas com os resultados demonstrados e obtidos nos relatórios de charts oficiais – Billboard Hot 100, Billboard 200 e Spotify Top 200 Global. Com este estudo, foi possível constatar que a generalidade das músicas que ficam designadas como uma tendência digital na plataforma TikTok, acabam por ascender nos charts oficiais de forma positiva, levando a que os artistas encontrem, muitas das vezes, um ponto de viragem na indústria musical com a ajuda desta plataforma. Os resultados permitiram concluir que a plataforma TikTok pode consolidar músicas nos charts de sucesso musical e alavancar carreiras musicais. O sucesso do TikTok está intrinsecamente relacionado à capacidade de envolver o público, que é uma plataforma com forte potencial para a dinamização e sucesso nos charts de música, com a ampliação experiencial dos streams e a criação de tendências digitais. O estudo contribuiu para o avanço do conhecimento científico sobre as interações entre as redes sociais e a indústria musical, oferecendo insights valiosos para artistas, gravadoras e profissionais de marketing na era digital.