EA - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations
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Browsing EA - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations by advisor "Aguiar, Maria da Cunha Matos Lopes Pinto Leão"
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- Cristo diante do Sumo Sacerdote : a problemática das costuras na conservação e restauro de pintura sobre telaPublication . Figueiredo, Ana Pinto Leite Braamcamp de; Aguiar, Maria da Cunha Matos Lopes Pinto LeãoCristo diante do Sumo Sacerdote, de autoria desconhecida, é uma pintura tenebrista do século XVII, proveniente de Torre de Moncorvo, que sofreu um estudo aprofundado e um tratamento de Conservação e Restauro na Universidade Católica Portuguesa (Porto). Durante a pesquisa de contextualização desta obra, descobriu-se que se trata de uma cópia de uma pintura de Gerrit van Honthorst (1592-1656, Utrecht), importante pintor holandês da sua época, na medida da sua qualidade artística mas, principalmente, pelo modo como pintava cenas noturnas iluminadas pela luz de velas, criando um acentuado efeito dramático com fortes contrastes claro-escuro. Além desta pintura, foi encontrado o registo de outras três cópias em Estremoz, em Madrid e em Bordéus. A pintura em estudo foi analisada de modo a poder-se compreender a natureza dos materiais e técnicas utilizados, nomeadamente, a natureza do suporte têxtil, pigmentos, cargas e aglutinantes utilizados. Quanto à conservação, a correção das acentuadas deformações existentes (principalmente na zona inferior) ao longo de uma costura vertical levou à separação parcial da pintura. A fragilidade e o elevado teor de acidez do suporte têxtil, fruto dos mecanismos de oxidação e hidrólise da celulose, justificaram a opção pela reentelagem. O grave risco de destacamento das camadas de preparação e cromáticas levou à realização da sua consolidação. E ainda, a nível da superfície pictórica, foram preenchidas as lacunas e realizada a sua reintegração cromática. Os problemas colocados pela adesão de um suporte novo a telas com costuras têm sido solucionados de diversos modos pelos conservadores-restauradores ao longo dos tempos. Deste modo, e numa segunda parte deste estudo, pretendeu-se fazer um levantamento de várias propostas e avaliar a sua eficácia, realizando provetes com os vários sistemas e submetendo-os a ensaios de tração até à rutura. Para a entretelagem dos provetes foi utilizado o mesmo adesivo (BEVA 371 O. F.®) e quatro tipos de telas de reforço: linho, linho encolado, poliéster e poliéster impermeabilizado. Concluiu-se que é preferível utilizar um material intermédio para compensar a altura do relevo da costura e, ainda, que o tecido de poliéster utilizado tem pior performance quando comparado com o linho.
- Intervenção de conservação e restauro de um retrato do séc. XIX : a transparência nas entretelagens versus a utilização de suportes semirrígidosPublication . Almeida, Isaura da Conceição da Silva; Aguiar, Maria da Cunha Matos Lopes Pinto Leão; Frade, José CarlosO objeto de estudo desta dissertação é uma pintura de retrato sobre tela, de Dona Ermelinda Cândida Leite Ferreira Monteiro. A pintura encontra-se datada, 1976, e assinada no reverso por Sousa Júnior, mas estas inscrições permaneceram ocultas até ao desenvolvimento da presente intervenção de conservação e restauro. O estado de conservação da pintura foi determinante para a escolha do tema de investigação, na medida em que a tela se encontrava num estado frágil, a nível de suporte, e tinha sofrido repintes muito extensos. Devido a um corte em todo o seu perímetro, a obra foi entretelada de forma deficiente, numa intervenção anterior, sem ter sido realizada uma união adequada dos vários fragmentos. Para ocultar os danos, foram aplicadas massas de preenchimento, de forma excessiva e foi feita uma alteração na composição formal do retrato. Na presente intervenção, era necessário retirar a entretelagem anterior, unir os fragmentos separados e proceder a uma reentelagem. Como a tela apresentava a assinatura do pintor e a data de execução, ponderou-se realizar uma reentelagem transparente de forma a não se perder este importante testemunho histórico. Por outro lado, a debilidade do suporte original obrigava a um reforço estrutural acrescido, pelo que se teria que conjugar rigidez com a necessidade de transparência. Assim, este trabalho teve como principal objetivo propor uma metodologia de tratamento estrutural apropriada à pintura em estudo, após revisão dos materiais e procedimentos utilizados em entretelagens transparentes. Na presente dissertação, foram descritas todas as fases da intervenção de conservação e restauro e justificadas as opções tomadas, de acordo com os problemas apresentados pela obra. Também foram revistos os procedimentos das entretelagens transparentes, com um passado recente e foi proposta uma nova abordagem, a nível das resinas utilizadas e para a qual foi realizada uma série de provetes para ensaios. Após esse trabalho, foi escolhida a resina com melhor comportamento a nível de rigidez, de envelhecimento e de transparência.
- A montagem e manutenção de exposições temporárias : relatório de estágio no Museu d’Art Contemporani de BarcelonaPublication . Queiroz, Ana Teixeira de Melo e Lacerda de; Aguiar, Maria da Cunha Matos Lopes Pinto Leão; Vieira, EduardaA presente dissertação é o resultado de um estágio realizado no MACBA - Museu d’Art Contemporani de Barcelona, de janeiro a julho de 2015. O estágio incidiu sobre o trabalho quotidiano do Departamento de Conservação e Restauro, sobretudo de montagem e manutenção de exposições temporárias.
- Tratamento de rasgões e lacunas em suporte de tela : retrato equestre de D. Miguel e representação de São joséPublication . Branco, Carolina de Bruges Bettencourt Meneses; Aguiar, Maria da Cunha Matos Lopes Pinto Leão; Frade, José CarlosEste trabalho teve como objetivos desenvolver duas vertentes: por um lado, o estudo histórico, artístico, técnico e material de duas pinturas sobre tela, assim como realizar as intervenções de conservação e restauro, previamente planeadas, proceder a uma revisão das metodologias usadas para o tratamento de rasgões e a realização de ensaios para a comparação de diferentes adesivos e a sua aplicação em telas de algodão e de linho. No que se refere às duas obras, provenientes da ilha Terceira, do Arquipélago dos Açores, uma refere-se a um retrato equestre de D. Miguel I, executada a óleo sobre tela, provavelmente após 1802-1866. A segunda consiste numa pintura que retrata São José com o menino ao colo, realizada provavelmente com um aglutinante aquoso, assinada por Valentina e datada de 1926. Ambas foram estudadas do ponto de vista histórico, estilístico, formal e iconográfico. Tendo em vista o estudo material e técnico das obras, procedeu-se à sua documentação fotográfica e observação das suas características organoléticas, tendo sido este complementado, apenas no caso do retrato equestre de D. Miguel I, com um estudo analítico. O estudo laboratorial teve por objetivo a identificação de pigmentos, cargas e aglutinantes, recorrendo a diversas técnicas analíticas; microscopia ótica (MO), microscopia eletrónica de varrimento com espectroscopia dispersiva de energia de raios X (SEM-EDX) e microespectroscopia de infravermelho com transformada de Fourier (μ-FTIR). Após recolhida a informação analítica, que permitiu um melhor conhecimento dos materiais constituintes, foi planeada a estratégia de conservação e restauro mais adequada a cada caso, a qual foi levada a cabo, conforme se encontra exposta na presente dissertação. Relativamente ao tratamento de rasgões, que constituiu o caso de estudo deste trabalho, este teve como objetivos, compreender as técnicas mais adequadas para o sucesso deste tipo de procedimentos, tendo como ponto de partida as telas de algodão, que constituem o suporte das obras em estudo. Para tal, prepararam-se provetes em algodão e em linho, que foram submetidos a testes com vários adesivos, aquosos e não aquosos, cujos resultados foram comparados com a informação disponível em estudos anteriores.