Escola Superior de Biotecnologia
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Browsing Escola Superior de Biotecnologia by advisor "Afonso, Claúdia"
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- Conhecimentos e práticas sobre alimentação e nutrição infantil por parte das amasPublication . Costa, Ana Maria Araújo; Pinto, Elisabete Cristina Bastos; Afonso, ClaúdiaA Ama, pessoa simples de boa génese, foi, ao longo da história, responsável por assegurar cuidados básicos de crianças de boas famílias O Decreto-lei nº158/84 visou enquadrar legalmente esta profissão, elencando os requisitos, exigências e direitos de todos aqueles que, mediante um conjunto de características e a aprovação pelas entidades reguladoras desejasse fazer da sua casa o local de permanência de um grupo; igual ou inferior a quatro crianças, com idades compreendidas entre os quatro meses e os três anos. Em 2022, como forma de assegurar a gratuitidade das respostas sociais da infância, as refeições das crianças ao cuidado de Amas passou a ser da sua responsabilidade. Com uma legislação vaga e a obrigatoriedade de confecionarem as refeições, foi objetivo deste trabalho caracterizar atitudes, crenças, valores e práticas relativas à alimentação, perceber o grau de conhecimento, compreender os fatores associados às suas escolhas alimentares e, por fim, criar um documento técnico de apoio com orientações práticas promotoras de uma alimentação saudável. Para proceder à recolha de dados, foi utilizada a entrevista semiestruturada, aplicada em onze Amas. A todas foi solicitada autorização para a gravação da entrevista. Posteriormente, foi transcrita a gravação e extraídas as informações relevantes. As entrevistadas, apresentaram as experiências diversificadas, o que poderá ser explicado pela regulamentação em vigor à data do seu início de atividade, ou pelo tipo de Ama. No que concerne às fontes de informação estas recorrem às educadoras e aos documentos das formações. A aquisição dos géneros s é feita, ao fim de semana e consideram os gostos das crianças, a qualidade e o preço como fatores a ter em conta na seleção. A confeção ocorre no início ou ao final do dia, no horário do almoço a refeição é aquecida ao fogão. Optam por fruta na merenda da manhã, o almoço incluí sopa e prato completo, asseguram a alternância entre carne e peixe, bem como a inclusão de uma refeição de ovo como fonte proteica. A merenda da tarde, varia, de acordo com os alimentos enviados pelos pais., foi possível perceber as rotinas das Amas, sendo percetível que estas profissionais se encontram desprovidas de orientações e legislação, estando a organização e planeamento de refeições dependente dos conhecimentos adquiridos com a experiência e a capacidade individual de pesquisa de informação. A organização de documentos para esta resposta e sua realidade irá permitir estruturar refeições mais facilmente assim como aumentar a sua literacia alimentar, tornando este agente educativo mais capaz de promover educação alimentar.