Repository logo
 
Publication

Stress e burnout em professores:iImportância dos processos de avaliação cognitiva

dc.contributor.authorReis, Silvia Borges
dc.contributor.authorGomes, A. Rui
dc.contributor.authorSimães, Clara
dc.date.accessioned2019-04-01T11:10:14Z
dc.date.available2019-04-01T11:10:14Z
dc.date.issued2018
dc.description.abstractEste estudo analisa a experiência de stress e burnout em professores e o papel da avaliação cognitiva na relação estabelecida entre stress e burnout. Participaram no estudo 451professores, sendo 317 do sexo feminino (71.1%). As idades variaram entre 28 e 67 anos (M = 46.88; DP = 7.80). O protocolo de avaliação incluiu um questionário demográfico, a Escala de Avaliação Cognitiva, o Questionário de Stress em Professores e a Medida de Burnout de Shirom-Melamed. Os resultados mostraram que 55.1% dos professores percecionaram níveis significativos a elevados de stress profissional, sendo a fadiga física o sintoma de burnout mais frequente. Verificou-se também que a avaliação cognitiva medeia parcialmente a relação estabelecida entre o stress e o burnout. Em síntese, a atividade de professor é exigente do ponto de vista emocional, sendo de considerar, igualmente, a importância dos processos de avaliação cognitiva na adaptação ao stress.pi_PT
dc.description.abstractThis study analyses the experience of stress and burnout in teachers and the role of cognitive appraisal on the relationship between stress and burnout. Participated in the study 451 teachers from northern Portugal being 317 females (71.1%). The ages ranged between 28 and 67 years (M = 46.88, SD = 7.80). The evaluation protocol included a demographic questionnaire, the Cognitive Appraisal Scale, the Stress Questionnaire for High School Teachers, and the Shirom-Melamed Burnout Measure. The results showed that 55.1% of the teachers perceived significant to high levels of stress at work, and physical fatigue was the most frequent symptom of burnout. It was also found that cognitive appraisal partially mediates the relation between stress and burnout. In sum, the teacher activity is emotionally demanding and we should also consider the importance of cognitive appraisal processes in adaptation to stress.en
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationReis, S. B., Gomes, A. R., Simães C. (2018). Stress e burnout em professores: Importância dos processos de avaliação cognitiva. Psicologia, Saúde & Doenças, 19(2), 208-221pt_PT
dc.identifier.doi10.15309/18psd190204pt_PT
dc.identifier.issn1645-0086
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.14/27191
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherSociedade Portuguesa de Psicologia da Saúde
dc.subjectStress ocupacionalpt_PT
dc.subjectBurnoutpt_PT
dc.subjectAvaliação cognitivapt_PT
dc.subjectProfessorespt_PT
dc.subjectEnsinopt_PT
dc.subjectOccupational stress
dc.subjectCognitive appraisal
dc.subjectTeachers
dc.subjectTeaching
dc.titleStress e burnout em professores:iImportância dos processos de avaliação cognitivapt_PT
dc.title.alternativeStress and burnout in teachers: the importance of cognitive appraisal
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.endPage208
oaire.citation.endPage221
oaire.citation.issue2
oaire.citation.titlePsicologia, Saúde & Doençaspt_PT
oaire.citation.volume19
person.familyNameGomes
person.givenNameA. Rui
person.identifier.ciencia-idB312-8D41-3375
person.identifier.orcid0000-0002-6390-9866
person.identifier.ridB-5963-2009
person.identifier.scopus-author-id18339979500
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublication37c3ae7d-598e-406f-84d1-f1a899dcbcf5
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery37c3ae7d-598e-406f-84d1-f1a899dcbcf5

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Stress e burnout em professores.pdf
Size:
476.84 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
3.44 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: