Publication
hAPPy kids : aplicações seguras e benéficas para crianças felizes : perspetiva dos pais
dc.contributor.author | Dias, Patrícia | |
dc.contributor.author | Brito, Rita | |
dc.date.accessioned | 2018-07-02T13:34:14Z | |
dc.date.available | 2018-07-02T13:34:14Z | |
dc.date.issued | 2018-06 | |
dc.description.abstract | Na sociedade em que vivemos, a sociedade da informação, as crianças vivem em lares tecnológicos e estão expostas a dispositivos digitais quase desde que nascem. Esses “digitods” (Holloway, Green, Stevenson, 2015) são os filhos dos primeiros “nativos digitais” (Prensky, 2001) e estão a ser educados por pais utilizadores de tecnologias. A “digitalização” da infância e o ritmo acelerado, sem precedentes, do desenvolvimento tecnológico, colocam novos desafios aos vários intervenientes na proteção dos direitos das crianças, dos pais aos professores, dos decisores políticos às empresas e às marcas. Com base no modelo de Livingstone (2008) referente a conteúdos online positivos e nas atividades da POSCON European Network (2014), o projecto hAPPy kids pretende aplicar esse quadro teórico às aplicações móveis, visto que, atualmente, o tablet é o dispositivo preferido das crianças mais jovens (Chaudron et al., 2015), e portanto o seu principal interface com as tecnologias digitais são as apps. Os objetivos do nosso projeto são: a) identificar critérios para avaliar e classificar o conteúdo móvel positivo; b) construir um modelo teórico para a avaliação dos aspetos benéficos das aplicações (uma “escala de positividade”); c) transformar esse modelo teórico numa ferramenta aplicada que ajudem os diferentes stakeholders a tomar boas decisões sobre as práticas digitais das crianças; e d) promover a aplicação de guidelines éticas no mercado, de modo a reforçar a produção de apps seguras e benéficas para as crianças. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.citation | DIAS, Patrícia, BRITO, Rita – hAPPy KIDS : aplicações seguras e benéficas para crianças felizes : perspetiva dos pais. Lisboa : Centro de Estudos de Comunicação e Cultura, Universidade Católica Portuguesa, 2018. ISBN 978-989-99288-5-5 | pt_PT |
dc.identifier.isbn | 978-989-99288-5-5 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.14/25153 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | no | pt_PT |
dc.publisher | Universidade Católica Portuguesa, Faculdade de Ciências Humanas, Centro de Estudos de Comunicação e Cultura | pt_PT |
dc.subject | aplicações | pt_PT |
dc.subject | crianças | pt_PT |
dc.subject | tecnologias | pt_PT |
dc.subject | dispositivos digitais | pt_PT |
dc.subject | Youtube | pt_PT |
dc.subject | educação | pt_PT |
dc.title | hAPPy kids : aplicações seguras e benéficas para crianças felizes : perspetiva dos pais | pt_PT |
dc.type | report | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Lisboa | pt_PT |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | report | pt_PT |