Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
484.48 KB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
Na Universidade Católica Portuguesa-Porto (Católica-Porto) está em curso o desenvolvimento
de um sistema de Learning Analytics (LA), que agrega informação
proveniente do Learning Content Management System (LCMS) e do feedback dos
estudantes sobre a atividade letiva desenvolvida nesta plataforma tecnológica. Este
sistema de LA permite posicionar cada unidade curricular (UC) ou faculdade numa
matriz de cinco estádios de integração do LCMS no processo de ensino aprendizagem.
Para o efeito foi desenvolvido um sistema de extração e análise de dados
no LCMS, formatado de acordo com a matriz e foi construída e validada uma
escala para aferição das opiniões dos estudantes sobre o LCMS. O objetivo desta
ferramenta é facultar informação passível de ser analisada pelos diferentes níveis
hierárquicos da instituição, esperando-se que contribua para potenciar as boas
práticas e diminuir os obstáculos no uso do LCMS no processo formativo.
Description
Keywords
Learning Content Management System Learning Analytics
Citation
FERREIRA, Sérgio; ANDRADE, António Manuel Valente - Tecnologia, Inovação e Educação – Implementação de um sistema de Learning Analytics. In III Congreso Internacional de Docencia Universitaria,Vigo, Spain, 20-22 Junho, 2013. – In CASADO, Natalia; CEBREIROS, Maria Isabel, (Ed.). - Panorama actual en la docência universitaria. Ourense: Educación Editora, 2013. 978-84-15524-19-9. p. 81-86