Loading...
Research Project
A EXPRESSÃO EMOCIONAL NA INTERPRETAÇÃO PIANÍSTICA
Funder
Authors
Publications
Para uma procura da autenticidade na interpretação pianística : o estudo de caso do “Carnaval” op. 9 de Robert Schumann
Publication . Pereira, Teresa da Palma; Fonseca, Sofia Inês Ribeiro Lourenço; Lopes, Paulo Ferreira
Procurando refletir sobre o conceito e a problemática da interpretação musical autêntica, e contrapondo a uma visão historicista as visões de Heidegger e de Adorno, este estudo tem como objetivo geral a procura de uma definição de autenticidade, que esteja em concordância com uma possível interpretação da verdadeira intenção expres-siva do compositor, a um nível mais espiritual do que racional ou idiomático e, simulta-neamente, em concordância com a necessidade do intérprete ser fiel aos seus mais genuínos impulsos expressivos. Numa relação com a abordagem da psicanálise, preten-deu-se explorar a ideia do intérprete como medium do compositor e do seu próprio inconsciente, estabelecendo uma relação entre ambos.
Como fonte primária no contexto do repertório pianístico, foi realizado um estu-do aprofundado sobre uma obra de um compositor que terá, segundo as fontes históri-cas, sofrido de doença mental, Robert Schumann (1810-1856). Partindo da hipótese de que a doença mental constitui um caminho privilegiado para uma expressão mais autên-tica de si mesmo, foi realizado um estudo de design metodológico de índole qualitativa, através da análise de conteúdo do estado da arte de âmbito multidisciplinar, procurando fundamentar e verificar a influência na obra analisada dessa questão, explorando a dico-tomia entre seguimento de regras de composição tradicionais e possível obediência a impulsos mais viscerais, ligados à expressão de necessidades criativas mais profundas.
O percurso analítico seguiu a análise da obra segundo múltiplas vertentes – aná-lise da partitura, segundo a perspetiva crítica de Simonett ao método de Riemann, e aná-lise auditiva de 30 gravações, que culmina num estudo empírico, também de índole qua-litativa.
Com base na soma dos factos apurados através do estudo da biografia, numa lei-tura “barthesiana” das conclusões obtidas na análise musical e, ainda, numa análise dos paralelismos da música de Schumann com a narrativa literária, influenciada por Erika Reiman, procurar-se-á traçar um retrato psicológico do compositor que permita decidir o melhor método de construção de uma interpretação a seguir.
Este estudo pretende dar um contributo para a elaboração de um modelo de interpretação fiel à partitura e, simultaneamente, fiel à subjetividade do pianista enquanto intérprete, tentando apontar um caminho para a interpretação como verdadeiro ato de criatividade e descoberta.
Organizational Units
Description
Keywords
Contributors
Funders
Funding agency
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Funding programme
Funding Award Number
SFRH/BD/72214/2010