Repository logo
 
Loading...
Project Logo
Research Project

A TALHA NAS CAPELAS PARTICULARES DOS ARCIPRESTADOS DE LAMEGO E TAROUCA

Authors

Publications

Estudo da arte da talha das capelas particulares dos arciprestados de Lamego e Tarouca
Publication . Cardoso, Pedro Alexandre Almeida de Vasconcelos Gomes; Sousa, Gonçalo Mesquita da Silveira de Vasconcelos e
Esta tese desenvolve o estudo da arte da talha das capelas particulares dos arciprestados de Lamego e Tarouca, por não existir, até hoje, um trabalho que tenha investigado e divulgado, no seu todo, este património sacro particular da região. Apresenta-se o levantamento fotográfico e analisam-se os elementos decorativos encontrados nos altares, bem como a sua estrutura, que conduz à classificação dos retábulos por épocas e estilos, entre os séculos XVII a XIX. Este estudo evidencia modelos que resultam da aplicação dos desenhos propostos pelos tratados da arte da época, bem como a utilização, nos espaços particulares, de soluções semelhantes à talha das igrejas. Refere-se a liturgia saída das directivas do concílio de Trento e a sua implementação na região, pela forma como tais factos atribuíram ao retábulo uma importância fundamental no espaço sacro, que levou ao seu maior desenvolvimento. Descreve-se o contexto socioeconómico local, apontando o perfil das famílias instituidoras das capelas particulares e as principais fontes de rendimento de que dispunham, com destaque para o vinho de Lamego. O relevo e clima do território, com reflexos na produção agrícola, decisivos nos rendimentos dos administradores das capelas, mostram-se determinantes para a localização e distribuição das capelas no terreno aqui mapeadas. O número muito significativo de capelas erigidas na zona, revela o fervor religioso e por conseguinte a importância que era posta na arte da talha por parte das gentes locais. Referem-se as principais invocações encontradas e apontam-se causas para tal. Aborda-se a instituição dos morgadios, que factores os regiam, os pedidos ou motivos que os originavam, numa época em que o carácter religioso se misturava com o nobiliárquico. A pintura e o azulejo das capelas, como artes complementares do retábulo, desempenhando uma função que o valoriza, e porque também revelaram obras inéditas, são aqui abordados, embora com menos pormenor.

Organizational Units

Description

Keywords

Contributors

Funders

Funding agency

Fundação para a Ciência e a Tecnologia

Funding programme

Funding Award Number

SFRH/BD/68821/2010

ID