Loading...
Research Project
A TALHA NAS CAPELAS PARTICULARES DOS ARCIPRESTADOS DE LAMEGO E TAROUCA
Funder
Authors
Publications
Estudo da arte da talha das capelas particulares dos arciprestados de Lamego e Tarouca
Publication . Cardoso, Pedro Alexandre Almeida de Vasconcelos Gomes; Sousa, Gonçalo Mesquita da Silveira de Vasconcelos e
Esta tese desenvolve o estudo da arte da talha das capelas particulares
dos arciprestados de Lamego e Tarouca, por não existir, até hoje, um trabalho
que tenha investigado e divulgado, no seu todo, este património sacro particular
da região.
Apresenta-se o levantamento fotográfico e analisam-se os elementos
decorativos encontrados nos altares, bem como a sua estrutura, que conduz à
classificação dos retábulos por épocas e estilos, entre os séculos XVII a XIX. Este
estudo evidencia modelos que resultam da aplicação dos desenhos propostos
pelos tratados da arte da época, bem como a utilização, nos espaços
particulares, de soluções semelhantes à talha das igrejas.
Refere-se a liturgia saída das directivas do concílio de Trento e a sua
implementação na região, pela forma como tais factos atribuíram ao retábulo
uma importância fundamental no espaço sacro, que levou ao seu maior
desenvolvimento.
Descreve-se o contexto socioeconómico local, apontando o perfil das
famílias instituidoras das capelas particulares e as principais fontes de
rendimento de que dispunham, com destaque para o vinho de Lamego. O relevo
e clima do território, com reflexos na produção agrícola, decisivos nos
rendimentos dos administradores das capelas, mostram-se determinantes para a
localização e distribuição das capelas no terreno aqui mapeadas. O número
muito significativo de capelas erigidas na zona, revela o fervor religioso e por
conseguinte a importância que era posta na arte da talha por parte das gentes
locais. Referem-se as principais invocações encontradas e apontam-se causas
para tal. Aborda-se a instituição dos morgadios, que factores os regiam, os
pedidos ou motivos que os originavam, numa época em que o carácter religioso
se misturava com o nobiliárquico. A pintura e o azulejo das capelas, como artes complementares do
retábulo, desempenhando uma função que o valoriza, e porque também
revelaram obras inéditas, são aqui abordados, embora com menos pormenor.
Organizational Units
Description
Keywords
Contributors
Funders
Funding agency
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Funding programme
Funding Award Number
SFRH/BD/68821/2010