Loading...
4 results
Search Results
Now showing 1 - 4 of 4
- Pertenser: assessment of a community based project aiming to promote school successPublication . Martins, Filipe; Carneiro, Alexandra; Santos, Mafalda; Matos, Raquel; Alves, Sofia MexiaO insucesso e o abandono escolar evidenciam-se como problemas sociais prioritários que não se devem apenas a fatores individuais ou familiares. O projeto PertenSer foi concebido como uma resposta educativa de base comunitária com o objetivo de oferecer aos jovens mais vulneráveis oportunidades de desenvolvimento de competências pessoais, sociais e profissionais, reforçando a sua motivação para a aprendizagem e a sua confiança e capacidade para construírem trajetos de vida. Participaram neste projeto 13 jovens dos 14 aos 18 anos, a frequentar o 8.º e o 9.º anos de escolaridade, enquadrados no Programa Integrado de Educação e Formação. A avaliação qualitativa do projeto considerou o envolvimento dos participantes nas ações implementadas e as mudanças no autoconceito e desenvolvimento pessoal e social, no envolvimento escolar e nas perspetivas de futuro. Os resultados destacam melhorias ao nível da autoconfiança e comportamento na escola, assim como na relação com os adultos e na capacidade de definir objetivos a curto e médio prazo. Destacam ainda a promoção da valorização e da motivação para a aprendizagem escolar, que contribuiu para a redução do abandono escolar e para a obtenção de maior sucesso. Como fatores de sucesso do projeto, realçam-se a abordagem comunitária envolvendo diferentes atores extraescolares e as relações de suporte estabelecidas com profissionais e professores.
- Young gender activists: PortugalPublication . Matos, Raquel; Carneiro, Alexandra; Martins, Filipe; Campos, Luísa; Ribeiro, Luisa; Negrão, Mariana
- Young people with paths of psychosocial risk and deviant behavior: PortugalPublication . Matos, Raquel; Martins, Filipe; Carneiro, Alexandra; Campos, Luísa; Ribeiro, Luisa; Negrão, Mariana
- O envolvimento escolar de jovens em situação de abandono precoce da educação e formação: pistas para a sua compreensão e promoçãoPublication . Martins, Filipe; Ribeiro, Luísa; Matos, Raquel; Baptista, Isabel