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Ribeiro, Maria de Fátima

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  • Learning self-assessment: perceptions of students and teachers
    Publication . Satiel, Ana; Xavier, Maria; Ribeiro, Maria
    O artigo surge como consequência da tese elaborada no âmbito do doutoramento. O objectivo central deste artigo pretende questionar a auto-avaliação enquanto instrumento dirigido para o desenvolvimento da metacognição e o aperfeiçoamento do processo de ensino e aprendizagem. Optou-se por um estudo de caso focado numa turma do 1º ano do ensino superior de uma universidade moçambicana, no contexto da disciplina de Matemática. Participaram um total de 40 alunos distribuídos em dois cursos (Gestão de Recursos Humanos e Marketing e Relações Públicas), e 10 professores. Foram utilizados no estudo instrumentos de recolha de dados, fichas de autoavaliação (preenchidas em dois momentos), momentos de observação (nãoparticipante) e inquéritos por entrevista (semi-estruturada). Foram ainda analisados, alguns documentos normativos e académicos da instituição. Os resultados permitiram concluir que os alunos recorrem à autoavaliação da sua aprendizagem de uma maneira implícita e como reação ao conteúdo aprendido, mas, não como uma estratégia de aprendizagem intencional. Os alunos, recorrem a estratégias metacognitivas, sendo que o julgamento metacognitivo constituiu a modalidade mais utilizada. Verificou-se também o uso da decisão metacognitiva num pequeno número de alunos que chegaram a expressar algumas dinâmicas de carácter individual e particular consideradas necessárias para a aprendizagem. Não foram encontradas diferenças de género quanto ao uso da metacognição. De forma geral, verificou-se uma relação positiva significativa entre as estratégias metacognitivas e o desempenho académico, na medida em que os alunos, que usaram a metacognição na sua forma mais elaborada, apresentaram um melhor desempenho.