Loading...
1 results
Search Results
Now showing 1 - 1 of 1
- Práticas de literacia familiar: uma estratégia de educação para a saúde para o desenvolvimento integral da criançaPublication . Resende, Ana; Figueiredo, Maria HenriquetaIntrodução: A literacia emergente ou precoce é a primeira fase de construção e desenvolvimento da literacia e deve ser vista como um processo de desenvolvimento contínuo que começa nos primeiros anos de vida e se desenvolve em contextos reais de cada pessoa. Método: Procedeu-se a uma revisão integrativa da literatura, cujo objetivo foi sistematizar o conhecimento sobre a nova abordagem da construção e apreensão da literacia. Resultados e discussão: Foram consideradas três principais áreas de apreciação: estratégias/atividades promotoras de literacia familiar, leitura partilhada de histórias (enquanto prática de literacia familiar mais conducente ao desenvolvimento da literacia emergente) e repercussões positivas da promoção precoce desta prática no desenvolvimento integral da criança. Reconhece-se, atualmente, uma nova visão da família em geral, e dos pais/figuras parentais em particular, além da própria criança, frente ao processo de literacia em si. Estes passaram a ser considerados como elementos-chave e sua participação nesse processo deve ser mobilizada o mais cedo possível em relação aos Cuidados de Saúde Primários.