Repository logo
 

Search Results

Now showing 1 - 2 of 2
  • A expressão, a expressividade e a performance na interseção poético-musical sob uma perspetiva multifacetada da estética artística contemporânea
    Publication . Leonido, Levi; Licursi, Beatriz; Cardoso, Mário; Rodrigues, João; Morgado, Elsa
    A poesia e a música sempre foram expressões artísticas que se entrelaçam desde a antiguidade utilizando técnicas semelhantes para se realizarem formalmente. Na contemporaneidade, a arte musical deu origem a uma teoria romântica da música, espelho da evolução do movimento romântico nos seus pontos essenciais, pois as palavras sendo insuficientes, não podiam dizer o inefável, mas apenas sugeri-lo de forma aproximada, então cabendo à música instrumental, música sem palavras, transmitir sentimentos e estados de alma. Compreender o entrelaçamento entre poesia e música por intermédio dos estudos melopoéticos permite identificar tanto os pontos de convergências quanto as divergências entre as duas artes e desta forma o estudo objetiva analisar o entrelaçamento da estética artística na poesia musical e na música poética.
  • As funções da palavra: a comunicação da Dabar pelo Logos nas narrativas evangélicas
    Publication . Rodrigues, João Bartolomeu; Leonido, Levi; Morgado, Elsa
    A palavra enquanto instrumento de comunicação, no Novo Testamento, na sequência da tradição veterotestamentária, onde a criação do mundo resulta da obediência ao ato declarativo, do fiat (faça-se) divino, onde a Dabar (Palavra) aparece como entidade criadora, tornando-se o instrumento de comunicação, por excelência, entre Deus e o seu povo, até ao Novo Testamento em que o Logos (Palavra) se identifica com o próprio Deus que incarna e se faz homem. A polissemia da palavra de Deus assume as funções da palavra humana, como palavra incarnada dirigida aos homens, convertendo-se no principal instrumento de comunicação evangélica, consignada nas narrativas neotestamentárias.