Browsing by Issue Date, starting with "2024-01-17"
Now showing 1 - 2 of 2
Results Per Page
Sort Options
- Connectedness to nature and sustainable intention : measuring nature connectedness and the role of self in consumption behaviorPublication . Spilker, Gwen; Simão, Cláudia Patrícia CandeiasSustainable consumption behavior is a critical aspect of addressing current environmental challenges. This research study examines whether (1) manipulating connectedness to nature increases sustainable buying intentions. (2) whether state connectedness to nature is positively associated with sustainable buying intentions. (3) If selftranscendence mediates the relationship between state connectedness to nature and sustainable buying intentions. And (4) whether personal response efficacy moderates the relationship between state connectedness to nature and sustainable buying intentions. The study employs a between-subject video manipulation design, where participants in the manipulation condition were exposed to videos aimed at inducing connectedness to nature vs. a control video. Subsequently, they completed a questionnaire assessing their emotions (awe, admiration, gratitude), sustainable buying intentions, state connectedness to nature, self-transcendence, and personal response efficacy. The results demonstrated marginally significant differences induced through the manipulation, but no significant effects of the manipulation on sustainable buying intentions, rejecting the first hypothesis. State connectedness to nature was positively associated with sustainable buying intentions, supporting the idea that feelings of connectedness to nature influence sustainable choices. While self-transcendence demonstrated a positive correlation with state connectedness to nature, it did not mediate the relationship with buying intentions. The moderating role of personal response efficacy was also not significant. While acknowledging potential limitations in the sample and measurement tools, this research underscores the multifaceted nature of these constructs and the importance of considering them comprehensively.
- O papel do jornalismo no debate público nas redes sociais : o caso do PúblicoPublication . Cunha, Inês Raposo; Fonseca, Isadora AtaídeO desenvolvimento da Internet veio trazer muitas mudanças e adaptações aos meios de comunicação, incluindo a imprensa. Consequência das alterações que ocorreram na imprensa digital, os jornais adaptaram-se, começando dar uso à Internet e às redes sociais como forma de partilhar os seus conteúdos, obter mais informações de diferentes fontes e criar uma maior ligação com o seu público. Foram vários os jornais que ao longo do tempo criaram os seus websites e contas nas redes sociais, a exemplo do Jornal Público. A presente dissertação tem como problema de estudo as práticas jornalísticas, do jornal Público, de disseminação de conteúdos e estratégias nas redes sociais. Procura-se responder à seguinte pergunta de investigação: “De que forma as redes sociais são utilizadas pelo Jornal Público na divulgação de notícias e na comunicação com o seu público?”. A pertinência desta investigação prende-se com o facto de o uso de redes sociais no jornalismo ser relativamente recente e pouco estudado acerca de jornais portugueses, e com o facto de a presença do jornalismo nas redes sociais aumentar o debate na esfera pública, tema importante neste estudo. O objetivo desta investigação é contribuir para um melhor entendimento do uso das redes sociais pelos media portugueses, contribuindo para se ter uma visão deste tema acerca do meio nacional, fornecendo uma perspetiva portuguesa sobre o tema e relacioná-la não só com o papel jornalístico nas redes sociais mas também do papel das redes sociais no jornalismo. Para realizar este estudo de caso qualitativo foi feita uma aproximação teórica e revisão de literatura que engloba três temáticas deste estudo: a Internet e o jornalismo; as redes sociais; e as redes sociais e o jornalismo. Após o enquadramento teórico, procedeu-se a uma metodologia qualitativa onde fez-se a observação e monitoramento de publicações e comentários no Instagram do Público em quatro meses escolhidos; foi realizada uma entrevista semiestruturada à editora das redes sociais do jornal. Procedeu-se depois a uma análise de conteúdo de todo o material recolhido ao longo do estudo. Os principais resultados indicam que as redes sociais são utilizadas pelo Público na partilha de publicações de cariz informativo sobre temas relevantes para a sociedade, sendo na sua maioria sobre política e economia. Conclui-se também que existe interação do público através de comentários e gostos, criando-se um espaço de debate e discussão sobre os temas publicados, temas esses de interesse público, apesar de não haver interação da parte do jornal.