Browsing by Issue Date, starting with "2021-09-09"
Now showing 1 - 7 of 7
Results Per Page
Sort Options
- A censura de conteúdos de ficção com emissão em Angola e MoçambiquePublication . Gonçalves, Adriana Rute Soares Beleza; Torres, Eduardo Cintra CoimbraA presente dissertação debruça-se na análise de duas telenovelas emitidas no canal angolano ZAP Novelas, Cair em Tentação, telenovela mexicana, e Não Te Deixarei Ir, telenovela turca, e nas razões pelas quais as telenovelas turcas têm, ao dia de hoje, ganho tanta popularidade junto dos telespectadores do canal. O estudo pretende perceber a importância da edição de novelas num canal emitido em Angola e Moçambique, tendo em conta que o canal não emite conteúdos sem antes haver uma revisão detalhada, existindo um grande nível de edição - censura - em vários episódios. Primeiramente foi feita uma revisão de literatura para compreensão da origem da telenovela, da evolução do género e da sua importância para a sociedade. Posteriormente, pretendeu-se conhecer melhor a origem das telenovelas mexicanas e latinas, tratando-se assim do objecto de estudo do trabalho. O trabalho empírico adoptou uma abordagem interpretativista e qualitativa, baseada na análise documental, na observação directa e indirecta e numa entrevista exploratória à directora do canal ZAP Novelas. A investigação permitiu concluir que as telenovelas latinas são alvo de elevadas críticas por parte dos telespectadores da ZAP Novelas, contrariamente ao que acontece com as telenovelas turcas que são um sucesso de audiências. Para além disso, o estudo revelou que as telenovelas latinas carecem de uma maior preocupação na edição do conteúdo, no âmbito de censura de cenas de sexo e violência. Já as telenovelas turcas não têm necessidade de tanta edição e são vistas pelo telespectador como “lições de vida” e “educacionais”.
- Relatório de estágio : Internship reportPublication . Almeida, Liliana Marisa Milheiro de; Antunes, Isabel Maria Quelhas Lima EngráciaO presente relatório insere-se no âmbito do 13ºCurso do Mestrado em Enfermagem, com Especialização em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica no âmbito da Unidade Curricular Estágio Final e Relatório, do Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Católica Portuguesa – Porto. O estágio compreendeu três contextos de prática de cuidados: Cuidados de Saúde Primários, Serviço de Urgência Pediátrica e Serviço de Neonatologia. Foi obtida a creditação ao estágio “A Saúde da Criança e Família – Vigilância e Decisão Clínica” obtida pela experiência profissional exercida num Serviço de Pediatria Médica durante 7 anos. O objetivo principal deste documento é apresentar o percurso realizado ao longo da Unidade Curricular Estágio Final e Relatório, demonstrando as competências desenvolvidas no âmbito da assistência especializada, assim como as inerentes ao grau de mestre. Estas competências, previstas no plano de estudos da Universidade, encontram-se divididas em quatro domínios de atuação: Prestação de Cuidados, Investigação, Gestão e Formação. A estes domínios e competências foram associados os objetivos, as atividades desenvolvidas para a consecução dos mesmos e uma reflexão crítica, apoiada na evidência científica, tendo sido utilizada uma metodologia crítico-reflexiva, com recurso a pesquisa bibliográfica. Os principais focos de atenção da minha atuação foram o desenvolvimento de competências no apoio ao desempenho e à transição da parentalidade, tendo elaborado uma ação de educação para a saúde com o tema “Atividades Promotoras do Desenvolvimento no Primeiro Ano de Vida”, a saúde escolar, tendo neste âmbito participado numa rubrica acerca do bullying, a comunicação com criança/jovem e família e a gestão da dor. Importa ressaltar a importância dos diferentes contextos de estágio, que se constituíram como experiências enriquecedoras, proporcionando oportunidades de aprendizagem e aperfeiçoamento das competências inerentes ao enfermeiro especialista em enfermagem de saúde infantil e pediátrica e que se encontram evidenciadas ao longo deste relatório. A experiência profissional prévia num serviço de Pediatria Médica revestiu-se, igualmente, de elevado valor, dado que me conferiu uma segurança e confiança preponderantes para o estabelecimento de uma relação terapêutica eficaz com a criança e sua família nos diversos contextos. Assim sendo, todo o percurso formativo desenvolvido permitiu-me a aquisição e desenvolvimento de competências essenciais, no âmbito da especialidade, para uma prestação de cuidados diferenciada e de excelência.
- Stress, burnout e estratégias de coping nos docentes de ensino superiorPublication . Nascimento, Cátia Sofia Fernando; Rodrigues, Anabela SantosA docência é considerada um trabalho de risco uma vez que pode influenciar os níveis de stress e, consequentemente, conduzir a uma situação de burnout, se não se verificar o recurso a estratégias de coping adaptativas que ajudem a ultrapassar estes obstáculos, prevenindo doenças. Neste sentido, pretendendo contribuir para uma melhor compreensão desta temática na população docente, no contexto do ensino superior, este estudo teve como objetivos 1) caracterizar o nível de stress percebido; 2) identificar as principais fontes de stress; 3) verificar e caracterizar a ocorrência de burnout; 4) identificar as estratégias de coping utilizadas na gestão do stress; 5) explorar o papel das variáveis sociodemográficas na perceção de stress, no burnout e nas estratégias de coping, 6) identificar possíveis correlações entre estratégias de coping, stress e burnout, 7) explorar o papel das estratégias de coping na explicação dos níveis de stress e burnout e, 8) perceber se houve alteração na perceção de stress, burnout e nas estratégias de coping utilizadas, no contexto atual de pandemia Covid19. Recorreu-se a uma amostra não aleatória de conveniência de 102 professores de ensino superior, aos quais se aplicou o QSPES, o Oldenburg Burnout Inventory, a Versão Portuguesa da Coping Job Scale e um questionário sociodemográfico. A informação recolhida foi analisada com recurso ao SPSS, versão 25. Os resultados indicaram que a maioria dos docentes percecionam elevado stress, apresentando um nível mais saliente na dimensão “distanciamento” do burnout, e valores mais baixos na dimensão “exaustão”. A estratégia de coping mais utilizada é “estratégias de confronto”, tendo-se verificado a ocorrência de correlações, positivas e fortes, entre as estratégias de coping e o nível de stress e burnout percebido. Foi, ainda, possível comprovar o papel das estratégias de coping na explicação dos níveis de stress e burnout.
- Ser enfermeiro especialista em enfermagem de saúde infantil e pediátrica : um percurso na aquisição de competênciasPublication . Carneiro, Tatiana Filipa Gomes Alves; Antunes, Isabel Maria Quelhas Lima EngráciaO presente relatório foi realizado no âmbito do 13º Curso de Mestrado em Enfermagem com Especialização em Saúde Infantil e Pediátrica, realizado na Escola de Enfermagem do Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Católica Portuguesa e reporta-se à Unidade Curricular Estágio Final e Relatório com um total de 750 horas, correspondentes a 30 ECTS. O estágio decorreu entre 21 de Setembro de 2020 e 29 de Março de 2021, numa Unidade de Cuidados na Comunidade com passagem por uma Unidade de Saúde Familiar e num Serviço Hospitalar de Internamento Pediátrico num total de 180 horas de contacto em cada contexto. É utilizada uma metodologia descritiva e crítico-reflexiva com recurso a pesquisa bibliográfica sistemática com o objetivo demonstrar de uma forma fundamentada a aquisição das competências em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica preconizadas pelo plano de estudos. Estruturalmente, é apresentada uma reflexão sobre o percurso profissional e o contributo do estágio anterior no desenvolvimento, de forma parcial, de algumas competências para o Estágio Final. Em ambos os contextos foram prestados cuidados de enfermagem especializados a crianças de diversas faixas etárias e suas famílias com base no modelo de parceria de cuidados, com especial enfoque na promoção do desenvolvimento infantil e da parentalidade, na comunicação adequada e eficaz com a criança e família e na minimização do impacto da hospitalização e doença crónica complexa sendo com base nisso, posteriormente apresentadas as competências adquiridas, os objetivos específicos definidos e as atividades realizadas distribuídas pelos quatro domínios de atuação do Enfermeiro Especialista: prestação de cuidados, gestão, formação e investigação.
- Expectativas dos familiares de doentes oncológicos em fase terminal, face ao internamento numa unidade de cuidados paliativosPublication . Jorge, Cátia Isabel França; Coelho, PatríciaIntrodução: O diagnóstico de cancro altera as dinâmicas familiares, influenciando não só o doente, mas também a família. À medida que a doença vai evoluindo o doente pode desenvolver diversos sintomas, sendo por vezes necessário o seu internamento. O familiar tem muitas vezes um papel quase exclusivo no cuidar, podendo sofrer de sobrecarga. O bem-estar do doente influencia o bem-estar da família. Do mesmo modo, os problemas sentidos pelos familiares refletem-se no doente diminuindo a qualidade de vida de ambos. Para se prestarem cuidados de qualidade ao binómio doente-família, é fulcral identificar quais as expetativas dos familiares face ao internamento, de modo a que possam sentir que as suas necessidades são compreendidas e satisfeitas. Metodologia: O estudo será qualitativo. Segundo a tipologia de Burkett será um estudo exploratório, transversal e observacional. O Instrumento de colheita de dados será um guião e a recolha de dados será realizada através de uma entrevista semiestruturada. Posteriormente será realizada a análise de conteúdo para processamento dos dados. Limitações: Os dados obtidos não serem significativos para outras realidades; a amostra ser reduzida, pois os familiares dos doentes que fiquem em agonia ou morram são eliminados do estudo; que o tempo para a realização do estudo não permita a saturação dos dados. Finalidade: Planear cuidados em função das expetativas dos familiares de doentes em fase terminal, num contexto de internamento numa Unidade de Cuidados Paliativos, tendo como intuito a melhoria da qualidade de vida do doente e sua família, elaborando um plano de cuidados centrado nas prioridades e necessidades do doente, mas também da família nesta fase final de vida Implicações esperadas: Não há implicações expectáveis para nenhuma das partes. Todos os recursos serão suportados pelo investigador, não havendo qualquer tipo de financiamento externo, apenas apoio do Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Católica Portuguesa.
- Deteção precoce de complicações no doente críticoPublication . Pereira, Catarina; Rabiais, IsabelO presente relatório pretende demonstrar o desenvolvimento de competências especializadas em enfermagem Médico Cirúrgica, na área do doente crítico, ao longo dos estágios. Durante o percurso de prática clínica, prestei cuidados especializados ao doente em estado crítico e à sua família em diferentes contextos. Procurei também desenvolver competências de formação em equipa, liderando ações de formação em serviço e contribuindo assim para a melhoria dos cuidados e segurança do doente através do desenvolvimento profissional dos enfermeiros. O estágio dividiu-se em três contextos: Serviço de Urgência, Unidade de Cuidados Pós-Anestésicos e Clínica de Hemodiálise. A escolha destes três campos de estágio deveu-se à necessidade de compreender melhor o percurso do doente crítico e aliar isso à minha experiência de trabalho de 2 anos numa enfermaria de medicina interna e, atualmente, numa Unidade de Cuidados Intensivos Polivalente, há cerca de 3 anos. Por outro lado, a escolha de estagiar numa clínica de Hemodiálise, permitiu-me aprofundar conhecimentos sobre o doente e sua família em programa de hemodiálise bem como sobre a especificidade da técnica em si. Essa aquisição de conhecimentos tem-se revelado muito importante no meu dia-a-dia na prestação de cuidados aos doentes em estado crítico com necessidade de técnicas de substituição renal contínuas. No Serviço de Urgência, adquiri conhecimentos e competências nos seus diferentes contextos, desde o Serviço de Observação à Sala de Reanimação, o que permitiu obter uma visão mais abrangente de todo o percurso do doente crítico desde a sua entrada no Hospital. No estágio em Unidade de Cuidados Pós-Anestésicos, mobilizei e desenvolvi conhecimentos sobre especificidades dos doentes em falência multiorgânica e sobre cuidados no transporte do doente crítico para o Bloco Operatório ou para a Unidade de Cuidados Intensivos. 8 Na Clínica de Hemodiálise, desenvolvi competências especializadas no que diz respeito aos cuidados à pessoa com doença renal crónica em programa de hemodiálise, como por exemplo os cuidados especializados com os acessos vasculares. Durante a realização dos estágios, deparei-me de forma recorrente com a necessidade de estudar e utilizar os mecanismos de prevenção da deterioração fisiológica dos doentes, sendo como tal este o tema principal do presente relatório. Durante o meu percurso na Unidade de Cuidados Intensivos enquanto enfermeira e estudante de mestrado, senti a necessidade de elaborar uma revisão da literatura acerca das intervenções de Enfermagem ao doente em Prone Position, que traduz uma intervenção de grande complexidade e recorrência no meu dia-a-dia. A revisão apresenta não só as intervenções de enfermagem para a técnica referida como também as contraindicações da mesma.