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- Reflexão ético-teológica, pedagógica e didática sobre ecologia e valores : análise e lecionação da unidade letiva 4 “Ecologia e valores” do oitavo ano de escolaridade de Educação Moral e Religiosa CatólicaPublication . Cardoso, Ana Luísa Martins Pera; Varanda, Maria Isabel PereiraO presente Relatório tem por base a Prática de Ensino Supervisionada (PES) realizada no âmbito da disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica. A PES foi realizada no Agrupamento de Escolas Dr. Francisco Sanches, situada em Braga, na turma 4 do oitavo ano de escolaridade do Segundo Ciclo do Ensino Básico. A lecionação incidiu sobre a Unidade Letiva 4 “Ecologia e Valores”. Este Relatório pretende apresentar uma reflexão ético-teológica, pedagógica e didática da referida Unidade Letiva e, ainda, refletir acerca do Programa da disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica, mais concretamente acerca da Unidade Letiva lecionada.
- A responsabilidade civil do Banco Central Europeu e do Banco de Portugal no âmbito da supervisão bancáriaPublication . Conde, Edmilson Wagner dos Santos; Medeiros, Rui Pedro Costa Melo
- Ser família de acolhimento de crianças em Portugal : motivações e experiênciasPublication . Diogo, Elisete Simões; Branco, Francisco José do NascimentoO acolhimento familiar (AF) de crianças está fracamente representado no sistema de proteção português. Não obstante ser considerada a resposta preferencial para a colocação de crianças, dados mostram que, em 2015, das 8.600 crianças em situação de acolhimento apenas 3.5% estavam em AF (CASA, 2016). A invisibilidade do AF é uma realidade inclusivamente nos trabalhos da comunidade científica portuguesa (cf. Delgado, 2007). Esta investigação contribui para uma maior visibilidade ao AF, dando voz às famílias de acolhimento, intentando compreender nomeadamente motivações, expectativas, necessidades e impactos pessoais e familiares. Algumas questões de investigação consistem em: i.) Como e porquê se tornam famílias de acolhimento? ii) Qual a experiência das famílias de acolhimento na aplicação da medida? iii) Que contributos podem as famílias de acolhimento dar para a melhoria da medida do acolhimento familiar? Assente na abordagem qualitativa, o desenho empírico consistiu na realização de entrevistas narrativas a famílias de acolhimento, entrevistas semiestruturadas a técnicos das equipas de acompanhamento e análise de processos sociais. A amostragem teórica atende ao critério de variação máxima, num total de 10 famílias enquadradas ao nível do acompanhamento por, essencialmente, duas entidades (Centro Distrital de Segurança Social e uma Fundação). A análise qualitativa dos dados adotou a orientação da Grounded Theory, com vista à elaboração de uma teoria enraizada, conforme preconizado por Charmaz (2006 e 2014). A motivação destas famílias está enraizada nos valores do altruísmo, suportada pelo afeto por crianças e pela sensibilidade à desproteção. Estes fatores, associados à biografia pessoal e profissional, e ao contacto direto ou indireto com o acolhimento residencial ou outros contextos de desproteção, produzem a predisposição para se tornarem família de acolhimento. A resiliência familiar para acolher crianças com vivências traumáticas e comportamentos desafiantes, a qualidade do acompanhamento técnico, e a manutenção do contacto com a criança após a cessação, contribuem para renovar a disposição para ser família de acolhimento. A experiência é vivenciada com desafios e recompensas. Para os participantes ser família de acolhimento constitui uma experiência compensadora considerando o reconhecimento da criança, da família, da comunidade e dos técnicos. A experiência positiva das famílias de acolhimento deste estudo evidencia a importância do alargamento e reforço do AF no sistema português, como resposta privilegiada na colocação de crianças. A qualidade dos serviços e o desempenho dos profissionais formam um elemento-chave para o sucesso do acolhimento. Esta pesquisa é um contributo para as políticas de proteção, e para a prática profissional.
- Fatores promotores da qualidade de vida no fim de vidaPublication . Cadavez, Anabela Martins Morais e; Amado, João Manuel da CostaProcedeu-se á realização de um estudo de natureza observacional, exploratório-descritivo e transversal, aplicando um instrumento de colheita de dados composto por perguntas de caracterização sociodemográfica, de contextualização clínica e a escala Palliative Care Outcome Scale (POS), realizado na Unidade de Cuidados Paliativos(UCP) do Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro (CHTMAD) durante um período de 4 meses. A POS é uma escala de avaliação da qualidade de vida de pessoas candidatas a Cuidados Paliativos, desenvolvida por Irene Higginson em Inglaterra e que apresenta três versões: uma dirigida ao doente, outra destinada ao cuidador e uma terceira destinada ao profissional de saúde. Neste estudo foi aplicada a primeira versão, que se encontra validada para a população portuguesa por Ferreira e Pinto (2008). A fiabilidade da versão portuguesa do POS foi garantida através do teste de reprodutibilidade e da determinação da coerência interna (1). O coeficiente de alfa Cronbach encontrado foi de 0.68, aceitável e permitindo encarar o POS como um índice (1) . As sensibilidades, temporal e em relação aos vários diagnósticos, foram também estudadas. A comparação entre os valores medidos com um mês de intervalo demonstrou uma sensibilidade do POS à degradação da qualidade de vida dos doentes. Este instrumento também se mostrou sensível ao tipo de patologia (1) . Para a realização deste estudo consideraram-se como doentes em fim de vida aqueles com esperança de vida estimada inferior a 12 meses. A amostra foi composta por 50 doentes, portadores de doença crónica, evolutiva e incurável, de natureza oncológica e não oncológica, provenientes de diversos serviços do CHTMAD. Os critérios de inclusão previam que os doentes estivessem estáveis, cognitivamente preservados e dessem o seu acordo por consentimento informado. O questionário foi aplicado nas 24 horas após a admissão na UCP. Os dados recolhidos foram analisados através do programa Excel. Dos resultados há a salientar que os cuidados paliativos são ainda muito restritos aos doentes de foro oncológico em fim de vida, disponibilizando-se uma inadequada assistência hospitalar em enfermarias de agudos, a estes doentes. O eficaz controlo da dor, da ansiedade e da anorexia são relevantes na promoção da qualidade de vida, bem como, a comunicação adequada e a satisfação das necessidades existenciais e espirituais.
- A cultura na disciplina de espanhol língua-cultura estrangeira : um estudo de caso didactológico no 3.º ciclo do ensino básico em PortugalPublication . Abreu, Ana Paula de Sousa; Silva, Jacques Fernandes daPosicionando-se no ponto de confluência da Didactologia das Línguas-Culturas, da Didática do Espanhol e da Supervisão Pedagógico-didática correspondente, o presente Relatório de Estágio, que emerge no âmbito do Mestrado em Ensino de Português no 3.º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário e de Espanhol nos Ensinos Básico e Secundário da Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais do Centro Regional de Braga da Universidade Católica Portuguesa, tem por propósito essencial – enquanto texto de índole dissertativa – proceder à reportação do estudo e da investigação respetiva sobre a abordagem educacional de carácter didactológico da problemática da (inter-)relação das componentes língua e cultura na disciplina de Espanhol Língua-Cultura Estrangeira, no âmbito do 3.º Ciclo do Ensino Básico português. Tendo em consideração os referenciais científicos da Educação em e pelas Línguas-Culturas, o estudo constata que o princípio didactológico de consubstancialidade da língua e da cultura não é objeto de consideração nos registos didactográficos de suporte das práticas de ensino-aprendizagem do Espanhol Língua-Cultura Estrangeira no contexto escolar português. Em resultado dessa constatação, o estudo, cuja execução tem por referência o quadro da prática de ensino supervisionada da componente disciplinar de Espanhol do Estágio da autora do presente documento dissertativo, prática de ensino essa que se verificou no ano escolar de 2013/2014, assenta, em termos de prioridade educacional, uma abordagem didactológica da problemática correspondente. A investigação objeto de reportação no presente Relatório de Estágio apresenta um projeto de conceção, construção e produção prototípicas de registos didactográficos de suporte de ensino-aprendizagem suscetíveis de proporcionar e evidenciar a relevância tanto declarativa como procedural do princípio didactológico de consubstancialidade das componentes do objeto língua-cultura na disciplina de Espanhol Língua-Cultura Estrangeira no âmbito do 3.º Ciclo do Ensino Básico português. Os resultados globais do estudo em geral e da investigação respetiva em particular permitem avançar que a adoção dos referenciais didactológicos de consubstancialidade da língua e da cultura podem ser considerados em termos essenciais e operatórios no plano didactográfico do Espanhol Língua-Cultura Estrangeira no quadro da disciplina escolar correspondente no âmbito do 3.º Ciclo do Ensino Básico português contemporâneo.
- Congruência emocional na memorização de estímulos visuaisPublication . Almeida, Marta Rocha de; Ribeiro, FilipaIIntrodução: A memória episódica é um sistema cognitivo que permite a contextualização espaciotemporal de acontecimentos. No envelhecimento normal e patológico, sofre alterações com consequências funcionais relevantes na qualidade de vida, reflectindo a importância de intervenções que facilitem a cognição mnésica. A influência do processamento emocional na cognição mnésica é feita através da ativação conjunta de redes neuronais subjacentes ao processamento mnésico e emocional, contribuindo para um aumento da intensidade da experiência vivida, influenciando a sua recordação. Pretendeu-se estudar a influência da combinação congruente e incongruente de estímulos emocionais, visuais e auditivos na memória episódica e a variação do desempenho em tarefas de recordação episódica em diferentes idades. Metodologia: Amostra de 60 sujeitos dividida em: Grupo 1 (18 - 35 anos) e Grupo 2 (55 - 70 anos). A combinação de estímulos incluiu imagens do IAPS e excertos musicais remetendo para alegria e medo. A condição de controlo continha apenas imagens neutras. Criaram-se três condições experimentais: congruente, estímulos combinados representam a mesma emoção; incongruente, estímulos combinados expressavam emoções diferentes; e sem som, imagens neutras sem acompanhamento musical. Resultados: Na evocação, a condição incongruente apresentou melhores resultados do que as condições congruente e neutra, já no reconhecimento, não houve diferenças nos desempenhos. Os resultados entre os grupos não demonstraram diferenças na evocação global. No reconhecimento global, o Grupo 2 obteve melhores resultados que o Grupo 1. Ambos os grupos recordaram mais imagens positivas do que negativas, excepto o Grupo 1 no reconhecimento, que recordou tantas imagens positivas como negativas. Conclusões: Os resultados contrariam a hipótese de que a condição congruente é mais facilitadora da memória visual episódica do que a condição incongruente. A vantagem da incongruência de estímulos emocionais sugere que, se tendencialmente, a atenção parece focar-se na resolução de conflitos, então deve estar mais direcionada para situações incongruentes, onde o indivíduo demora mais tempo a reagir ao estímulo. A diferença de desempenhos no reconhecimento global evidencia a facilitação visual na memória episódica dos adultos mais velhos. Em concordância com a literatura, adultos mais velhos demonstram uma maior vantagem na recordação de imagens emocionalmente positivas do que negativas.