Browsing by Issue Date, starting with "2016-09-20"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- Pedagogia social em Portugal : sobre o estatuto disciplinar, académico e profissionalPublication . Monteiro, Raquel Rodrigues; Baptista, Isabel Maria de CarvalhoEsta dissertação, intitulada “Pedagogia Social em Portugal – Sobre o Estatuto Disciplinar, Académico e Profissional” e conducente ao grau de doutoramento em Ciências da Educação – Especialização em Pedagogia Social, corresponde a um estudo sobre os traços marcantes de identidade disciplinar, académica e profissional da Pedagogia Social em Portugal no contexto da nossa contemporaneidade. Do ponto de vista teórico, optou-se por um quadro de análise centrado na fundamentação e contextualização histórica da Pedagogia Social e na explicitação sobre noções que suportam a identidade epistemológica e antropológica desta ciência da educação, autónoma e específica. Do ponto de vista empírico, optou-se pelo levantamento de dados que permitissem perceber a situação da Pedagogia Social em Portugal, tendo sobretudo em consideração a realidade temporalmente balizada pelas últimas duas décadas (1994-2014), reconhecidas como o período de afirmação e consolidação desta área científica no nosso país. O estudo permitiu recolher dados relevantes, em consonância com os objetivos previamente enunciados, legitimando conclusões sobre os eixos de identidade, os desafios e a importância da Pedagogia Social no panorama educacional português.
- Des Paroles de Jésus : de la foi à la grâcePublication . Matip, Arthur Marie Georges; Angélico, José Pedro Lopes; Canavarro, António Abel Rodrigues
- Relatório de estágioPublication . Mesquita, Ana Luísa Vilaça; Antunes, Isabel Maria Quelhas Lima EngráciaEste documento foi elaborado no âmbito do Curso de Mestrado com Especialização em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica, do Instituto de Ciências de Saúde, da Universidade Católica Portuguesa do Porto e consiste numa descrição critico-reflexiva de toda a aprendizagem nos diversos contextos da prática em que se desenvolveu a componente de estágio do Curso. O Estágio esteve dividido em 3 Módulos: o Módulo I em Cuidados de Saúde Primários; o Módulo II em Serviços de Medicina e Cirurgia Pediátricos e o Módulo III em Serviços de Urgência Pediátrica e Neonatologia. A elaboração deste relatório obedece a uma organização por domínios de atuação – prestação de cuidados, gestão de cuidados, investigação e formação, tendo sido definido para cada um dos referidos domínios, objetivos e atividades com vista ao desenvolvimento de competências. Este relatório evidencia a aquisição das competências de enfermagem especializadas na área de saúde infantil e pediátrica, bem como o desenvolvimento de habilidades no âmbito do cuidar da criança/família nos diversos contextos assistenciais, permitindo a aquisição de competências para cuidar da criança/família numa perspetiva de enfermagem avançada. Foi elaborado segundo uma metodologia descritiva e reflexiva, e retrata o meu desempenho, as dificuldades sentidas, as experiências, as aprendizagens/competências adquiridas através da assistência à criança/família nos diferentes contextos do Estágio.