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- In-line monitoring of the coffee roasting process with near infrared spectroscopy: Measurement of sucrose and colourPublication . Santos, João Rodrigo; Viegas, Olga; Páscoa, Ricardo N. M. J.; Ferreira, Isabel M. P. L. V. O.; Rangel, António O. S. S.; Lopes, João AlmeidaIn this work, a real-time and in-situ analytical tool based on near infrared spectroscopy is proposed to predict two of the most relevant coffee parameters during the roasting process, sucrose and colour. The methodology was developed taking in consideration different coffee varieties (Arabica and Robusta), coffee origins (Brazil, East-Timor, India and Uganda) and roasting process procedures (slow and fast). All near infrared spectroscopy-based calibrations were developed resorting to partial least squares regression. The results proved the suitability of this methodology as demonstrated by rangeerror- ratio and coefficient of determination higher than 10 and 0.85 respectively, for all modelled parameters. The relationship between sucrose and colour development during the roasting process is further discussed, in light of designing in real-time coffee products with similar visual appearance and distinct organoleptic profile.
- Pedro Alexandrino de Carvalho : 1729-1810 : caracterização material, técnica e formal da sua obra em telas de altarPublication . Tavares, Carla Andreia Carvalho; Manuel, Ana Maria Calvo; Frade, José Carlos; Pimentel, António FilipeEm Portugal, desde o século XVII, os retábulos possuem, no vão central da sua estrutura, telas pintadas e houve um gosto particular em utilizar mecanismos de deslocação em algumas delas, para a exposição do Santíssimo Sacramento. Utilizando o legado artístico de Pedro Alexandrino de Carvalho (1729 – 1810), neste trabalho, pretende-se estudar os diversos sistemas de exposição das telas de altar, móveis e fixos; aprofundar o conhecimento das telas de altar deste artista, caracterizando a sua paleta, a técnica de execução das pinturas e o seu processo criativo (na medida do possível, através da análise das suas telas de altar por comparação com estudos prévios, alguns modelos e o desenho subjacente); assim como encontrar algumas figuras modelo que o tornam identificável e as suas assinaturas. A metodologia de investigação seguida neste trabalho envolveu a análise in loco de setenta pinturas, a realização de fotografias com luz visível e de infravermelho, de radiografias e a análise dos seus materiais constituintes através de diversas técnicas analíticas, nomeadamente a espectrometria de fluorescência de raios X por dispersão de energia (EDXRF), a microscópia óptica (MO), a microscopia electrónica de varrimento com espectrometria de raios X dispersiva de energia (SEM-EDS) e a micro-espectroscopia de infravermelho com transformada de Fourier (μ-FTIR). Com base no estudo desenvolvido são apresentados dois sistemas de exposição das telas de altar fixas e três de pinturas amovíveis, verificado que os materiais presentes nas pinturas de Pedro Alexandrino são os comuns aos artistas do seu tempo e que os particularismos técnicos são os de um artista expedito, que trabalhou sobre preparações coloridas, dando vivacidade e ritmo às suas composições.