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- Domestic consumer's perceptions on the regulated electricity market : EDP casePublication . Russo, Patrícia Isabel Tavares; Lino, Rute Sofia Barbosa XavierWith the liberalization of the electricity market some questions arise about the future of the regulated supplier and regarding the current inertia of the consumers still in this market. In this consulting project, the goal set by our client was to try to understand the reasons to this inertia and try to understand what the consumers and the rest of the market players felt as the future of the regulated supplier, making recommendations to the regulator of the Portuguese electricity market. This analysis is not only restricted to the consumers on the regulated market or in the liberalized market, nor it is restricted to the consumers of EDP. This project tries to identify the reasons that lead consumers do change or not change market, as well as possible outcomes for the regulated supplier. This project is the result of a semester-long research about these topics as well as the reporting of the presentations and debates with the company – EDP Serviço Universal. In this document, I will describe all the stages of managing this consulting project, as well as the different hypothesis, planning, scheduling, scope management as well as the final presentation to the client.
- As crianças como mercado influenciador : a influência das crianças na tomada de decisão dos paisPublication . Sá, Mariana Pereira Campos e; Machado, Joana Pinto Leite CésarO segmento infantil é um mercado cada vez mais forte e importante para as marcas. O potencial deste mercado pode oferecer uma grande oportunidade a ser explorada pelos marketeers, visto que envolve grandes valores monetários devido à influência que as crianças têm sobre os pais. A crescente importância do marketing infantil foi um dos principais motivos para a concretização desta investigação. O principal objetivo deste trabalho é avaliar a influência das crianças na tomada de decisão de compra dos pais, numa perspetiva parental. Além disso, pretende-se avaliar se fatores como a idade e género da criança, estado civil e rendimento dos pais, afetam a influência exercida das mesmas nos pais. Será ainda analisado o poder que os agentes de socialização têm sobre as crianças e também as categorias de produtos em que a influência é maior. O método de recolha de dados utilizado nesta investigação foi o inquérito por questionário, de forma a recolher dados quantitativos. O questionário engloba essencialmente perguntas fechadas para uma melhor compreensão e comparação. Na totalidade obteve-se 200 respostas válidas. Relativamente aos principais resultados obtidos, concluiu-se que as crianças conseguem realmente influenciar a decisão dos pais e que a opinião destas é muito importante. Os agentes de socialização mais influentes são a família e a publicidade. Em relação à idade, foi possível perceber que quanto mais velha a criança maior a influência. Além disso, no que diz respeito ao género, confirmou-se que as meninas influenciam mais do que os meninos. Foi também possível concluir que filhos de pais solteiros influenciam mais, tal como de pais com rendimentos superiores.
- How to recruit and retain top talentPublication . Ribeiro, Sofia von Schoeppen Álvares; Tavares, Marisa Fernanda FigueiredoRecuiting and Retaining Talent has been a well discussed topic across the last decades. In a moment where Portugal is overcoming a recession and giving its first signs of gowth, where young qualified individuals are moving abroad and in a situation where companies believe there is lack of talent the aim of this report is to understand on one hand what factors impact your salary and thus the perception of the market concerning your value and on the other hand, how companies can keep top professionals within their businesses. An ordered Logit model is executed using data from a distributed online survey. Personal characteristics were found to be significant and salary, career plans and stability were found to be the most important characteristics for individuals in companies.
- Millennium BIM’s development strategy in MozambiquePublication . Fernandes, Diogo Almeida; Pires, João SimãoMillennium BIM is the largest banking institution in Mozambique and has been the market leader since 2000. Having rapidly grown in a context of increasing bancarization of the population and positive evolution of socioeconomic factors, the bank has been experiencing an overflow of customer on its traditional branches which results in the erosion of the quality of customer service. This case study presents an overview of Millennium BIM, its operations in Mozambique, and contextualizes the dynamics of being part of the Millennium BCP Group. Moreover, the case study presents the key features of the Mozambican economy and population, it describes the banking sector in detail and presents metrics that portray the operational strains lived at Millennium BIM’s branches suggesting innovative initiatives to help resolve such challenges. The purpose of this case is to give the information necessary so that the reader is able to make a decision about the initiative(s) the bank should pursue in the near future. For that, a specific order of questions is presented, starting by analyzing the population characteristics, a segmentation the customer base and analysis of the reasons for a potential fit between each segment and each banking channel in order to successfully understand and choose the right initiatives to resolve the strains in the mass market branches. The final choice will result in a careful decision of which investments are better from a cost/benefit perspective.
- Utilização de opções reais na avaliação de startupsPublication . Brás, Marta Teresa Queiroz Ferreira Gaia; Pacheco, Luis Pedro KrugA avaliação de empresas que se encontram na sua fase inicial é de extrema dificuldade para os investidores devido à fraca disponibilidade de dados financeiros. Nestas situações, o método de avaliação mais utilizado que consiste em estimar de forma relativamente rígida os free cash flows (FCF), taxas de crescimento e de desconto, é muito propensa a problemas de assimetria de informação entre o empreendedor e o investidor. Muitas vezes o financiamento é feito em seed stages, ou seja, quando a empresa se encontra em períodos de investigação e desenvolvimento (I&D). Nestas fases existe uma grande possibilidade dos projetos não serem viáveis, gerando perdas inteiras do capital dos investidores. O método de avaliação por opções utilizado neste trabalho pretende ultrapassar estas limitações. Foi construído de forma a oferecer a possibilidade de comparar as seguintes hipóteses: financiar imediatamente a totalidade do investimento, adquirir uma opção de compra (correspondente à capitalização posterior do investimento) com um horizonte temporal de 6 meses, ou não investir por completo. É utilizado o método integrado de avaliação que se distingue por permitir dividir o risco em dois tipos - público e privado – e posteriormente avaliá-los. O primeiro é avaliado através de árvores binomiais, numa ótica neutral ao risco. O risco privado, por outro lado, é inerente ao próprio negócio e requer a utilização de métodos de estimação subjetivos.
- The regulated supply Market of electricity in Portugal : which perspectives for the future?Publication . Mendes, João Reis; Lino, Rute Sofia Barbosa XavierElectricity is a fundamental resource of our society, and one we cannot live without. The liberalization of the electricity supply market in Portugal has raised some discussion on whether consumers will benefit, or if this good will be of more difficult access. In this dissertation, the goal is to answer the question: “What should happen to the regulated supply market of electricity?” In order to properly answer the question, and after a characterization of the Portuguese electricity system, the liberalization processes of Spain and the United Kingdom were analyzed, as to withdraw some conclusions and apply it to Portugal. The outcome was that the Portuguese market is not ready for full liberalization, and a mechanism is required in order to protect consumers from possible price increases. This mechanism is similar to the structure used in Spain, and could provide both the benefits of competition in the market, and the desired protection to the ultimate stakeholders who must benefit from this situation: consumers.
- A comunicação externa em empresas de consultoria : o caso da Triple A - Capital & FinancePublication . Ribeiro, Rita Cláudia Martins; Martins, Carla Sofia Carvalho; Campos, João Luís Andrade Serra Moreira deNuma sociedade cada vez mais competitiva e inovadora, torna-se imperativo o uso de ferramentas de comunicação que promovam as empresas e lhes permitam, dessa forma, obter um papel de destaque no mercado onde atuam. A revisão da literatura sobre esta temática e a sua comparação com a realidade experienciada na Triple A – Capital & Finance, durante o tempo de estágio enfatizaram esta premissa. Com efeito, o presente trabalho teve como base a constatação da falta de uma estratégia de comunicação bem delineada na organização supracitada, encarada pela própria instituição como uma necessidade premente a ser colmatada. Face ao exposto, optou-se pela elaboração de um plano de comunicação integrada de marketing, com o objetivo de aumentar a quota de mercado e a notoriedade da empresa. Como metodologia de estudo para a conceção deste trabalho, elegeu-se a investigação-ação, um processo de pesquisa sistemática que permite a sugestão de soluções eficazes para problemas reais. Os resultados do estudo propõem um conjunto de táticas, cuja operacionalização é realista e exequível, e que se constituem como catalisadoras da mudança de comportamento dos consumidores face à empresa. Com este trabalho vê-se reforçada a conceção de que a comunicação externa organizacional é essencial para o sucesso de uma organização. A comunicação não é um processo estático e, portanto, o plano e ações apresentados deverão estar em constante atualização e adaptação às restantes políticas da empresa.
- Resultados sensíveis em Enfermagem : avaliação da qualidade dos cuidadosPublication . Ferreira, Maria Regina Sardinheiro do Céu Furtado; Martins, José AmendoeiraAo longo da última década, uma área estimulante de investigação em enfermagem tem revelado relações importantes entre o contexto organizacional, intervenções de enfermagem e os resultados dos clientes. Este “core” de pesquisa tem conduzido à identificação de variáveis do ambiente de trabalho do enfermeiro com repercussões ao nível do seu desempenho, bem como a um conjunto de resultados sensíveis em enfermagem. Com a crescente preocupação de minimizar os custos em saúde e otimizar os resultados obtidos têm emergido, nomeadamente, políticas de contenção que têm desencadeado novos e diferentes desafios, quer ao nível do microssistema, onde se desenvolvem as relações “diárias” entre os intervenientes do processo de cuidados, quer ao nível do macrossistema, através de políticas de saúde que versam a contenção de recursos, por um lado e por outro a exigência de qualidade dos cuidados. Torna-se assim importante relevar a efetividade do papel de enfermagem, considerando a pessoa como centro dos cuidados para a obtenção de resultados sensíveis em enfermagem. Valorizamos os contributos da ciência da gestão para o alcance dos melhores resultados. Para o estudo desta problemática definimos os seguintes objetivos: • Analisar os resultados sensíveis em enfermagem face às dimensões de estrutura e processo que englobam os cuidados de enfermagem; • Avaliar os fatores da estrutura que influenciam o ambiente de trabalho da prática de enfermagem; • Caracterizar as dimensões da centralidade dos cuidados de enfermagem valorizadas pelos enfermeiros e clientes; • Avaliar as práticas de gestão/liderança que melhor contribuem para a centralidade dos cuidados. O estudo que se apresenta inscreve-se no paradigma de investigação quantitativo é transversal correlacional/diferencial. Foi estudada uma amostra aleatória simples, constituída por 288 clientes e 236 enfermeiros de dois Centros Hospitalares, um inserido numa área predominantemente Urbana e outro numa área Semi-Urbana de uma região do País. Na recolha de dados foram utilizados questionários constituídos por variáveis sociodemográficas e socioprofissionais/situacionais e escalas traduzidas e validadas para português. Aplicamos a escala PESNWI e PCC aos enfermeiros e PCC, TSC e SF-36 aos clientes. Salientamos como principais resultados do estudo os seguintes: O exossistema de inserção dos Centros Hospitalares influencia o ambiente de trabalho da prática de enfermagem; Resultados Sensíveis em Enfermagem. Avaliação da qualidade dos cuidados. 5 Os enfermeiros valorizam a qualidade dos cuidados e consideram que as práticas de gestão e liderança do enfermeiro chefe, se enquadram num paradigma transformacional; Enfermeiros e clientes valorizam a centralidade dos cuidados, que integra não apenas a resposta às necessidades dos clientes, mas também o atender aos seus valores e preferências, desenvolver ações de educação para a saúde e prestar informação de saúde. Porém a perceção dos enfermeiros relativamente à centralidade dos cuidados é superior à que é percecionada pelos clientes; Os pressupostos da centralidade dos cuidados são preditores do autocuidado terapêutico, revelando a valorização do cliente como agente de autocuidado com o qual o enfermeiro por meio do sistema de apoio e educação promove a autonomia do cliente; Os pressupostos da centralidade dos cuidados são igualmente preditores da satisfação da qualidade dos cuidados de enfermagem prestados; As variáveis sociodemográficas e socioprofissionais têm impacto na valorização da centralidade dos cuidados, pelos enfermeiros e, paralelamente as variáveis sociodemográficas e situacionais dos clientes influenciam a valorização da centralidade dos cuidados; A centralidade dos cuidados prestados não tem uma influência direta no estado funcional da pessoa/cliente; Os resultados sustentam o modelo de referência do estudo, constatando-se que a efetividade do papel de enfermagem evidencia os resultados sensíveis em enfermagem, pois são o resultado do impacto das intervenções de enfermagem.
- Quebramar : navigating through unchartered seas : designing a development strategy in BrazilPublication . Sousa, Maria Teresa Passanha de Muller e; Pires, João Paulo SimãoInternational expansion has become a way to ensure companies’ growth, particularly within the fashion industry. Its competitive nature and its importance in conveying status, style and personal expression allied to the convergence of international fashion trends explain this urge for companies to tap the international arena. Quebramar is a recognized lifestyle fashion brand that has forged a fruitful legacy in the Portuguese market for clothes with a nautical casual look. However, after a restructure of ownership embodied in a strategic alliance with Lanidor Group, Quebramar believes that the time for building a global brand has come. Despite being present in some foreign markets, its overseas’ operations have no expression. Quebramar intends to address this situation by tapping fast growing markets with an increasing purchasing power that can be seduced by an unknown foreign brand. The present case study provides an overview of Quebramar along with a brief summary of the Brazilian retail landscape with a special focus on the apparel retail industry. Therefore, this dissertation proposes to assess not only the inherent motivations behind Quebramar’s internationalization decision to expand to Brazil but also its viability. Consequently, to identify possible drawbacks, trends and opportunities, a strategic analysis of the Brazilian market was conducted. Moreover, the main purpose of this thesis is to define and identify the best positioning approach in the foreign country, with a special emphasis on the adaptation of certain elements of its marketing mix strategy.
- Impacto dos ratings no custo de capitalPublication . Cardoso, André Maia Neto; Alves, Paulo Alexandre PimentaEste estudo tem como objetivo a análise do impacto de anúncios provenientes de agências de ratings sobre os mercados de capitais e consequentemente, sobre o custo de capital do setor financeiro europeu. Pretende-se, ainda, analisar se os mercados se antecipam de forma eficiente a ações das agências e se esse impacto varia consoante a robustez da economia de cada país. Com este intuito, são analisados os índices bolsistas e os movimentos do mercado de capitais do sector financeiro em dias próximos aos dias de anúncios públicos de opiniões das agências (outlooks) e variações de ratings soberanos de dez países da Zona Euro. Consistente com a literatura, mas utilizando um período temporal mais recente e numa época de enorme volatilidade e incerteza na Europa, este estudo permite a obtenção de conclusões contextualmente mais atuais. O nosso estudo sugere um impacto significativo das agências de rating nos mercados de capitais mostrando ainda que o efeito é mais pronunciado nos países que estiveram sobre programas de apoio financeiro. É possível concluir também que as agências de rating influenciam o desempenho do mercado de capitais do setor bancário, o que condiciona o funcionamento de toda a economia bem como do custo de capital a si associado.
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