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- Síndrome de Asperger... no caminho da inclusãoPublication . Pereira, Olívia Gomes; Carapeto, Maria JoãoTem surgido nos últimos anos alguma literatura sobre as características das crianças com Síndrome de Asperger (SA), as suas necessidades educativas especiais e estratégias para implementar ao nível da escola para promover a sua aprendizagem e o desenvolvimento de habilidades favoráveis à sua inclusão escolar. No entanto, a generalidade desta literatura é de origem anglo-saxónica e deixa algumas interrogações sobre como se processará a inclusão escolar de crianças com tais caraterísticas nas escolas portuguesas. Este estudo propõe-se pois contribuir para o conhecimento de como se processa a inclusão escolar de uma criança com diagnóstico de SA em Portugal, mediante um estudo de caso. Os objetivos específicos são os de identificar as características pessoais e psicossociais da criança, relacionadas com o diagnóstico de SA, e modo como se manifestam em contexto escolar, e as estratégias de intervenção educativa implementadas para promover a inclusão e o sucesso educativo da criança. O método inclui a análise de conteúdo de duas entrevistas às professoras (titular da turma e de Educação Especial) e dos documentos constantes no processo escolar do aluno. Os resultados sugerem que a criança apresenta a generalidade das caraterísticas das crianças com este diagnóstico que a literatura refere manifestarem-se em contexto escolar, e mostram uma diversidade de estratégias educativas implementadas pelas professoras. Os resultados são discutidos bem como as limitações do estudo.
- Estudo comparativo do efeito da metilprednisolona e ibuprofeno na redução das complicações pós operatórias após exodontia de terceiros molares inferiores retidosPublication . Torcato, João Ricardo Pascoal de Carvalho; Borges, Tiago Gonçalves FerreiraA exodontia de terceiros molares retidos é um procedimento cirúrgico comum nas áreas da Cirurgia Oral e Maxilo-facial. Este procedimento acarreta normalmente complicações pós-operatórias, como consequências diretas e imediatas da cirurgia, das quais a dor, o trismo e o edema são as mais características. Torna-se portanto necessário controlar os sintomas pós-operatórios, fornecendo uma terapia analgésica e anti-inflamatória adequada. O objetivo deste estudo randomizado e duplamente cego, é o de comparar os efeitos dos fármacos metilprednisolona e ibuprofeno, no controlo das complicações pós-operatórias resultantes da exodontia de terceiros molares inferiores retidos. A uma população de 19 indivíduos adultos (21 exodontias), sem patologias sistémicas, com indicação de exodontia de terceiro molar inferior retido, administrou-se de forma randomizada, o fármaco anti-inflamatório esteróide metilprednisolona (11 exodontias) e o fármaco anti-inflamatório não-esteróide (AINE) ibuprofeno (10 exodontias), sendo posteriormente avaliados parâmetros como a dor e o trismo pós-operatórios. A avaliação da dor foi efetuada através de um registo visual diário num formulário fornecido ao paciente, baseado na escala de Likert (de 1 a 7 pontos) durante os 7 dias seguintes à cirurgia. A avaliação do trismo, foi efetuada através de medição inter-incisiva de abertura máxima de boca, registada previamente à cirurgia e nos 3º e 7º dias após a realização da mesma. Os resultados obtidos revelaram que não existem diferenças estatisticamente significativas entre os grupos (p >0.05), no que concerne ao controlo quer da dor, quer do trismo, pelo que se pode afirmar que a metilprednisolona e o ibuprofeno apresentam uma eficácia semelhante no controlo pós-operatório destes parâmetros.
- Ensinar e aprender com as tecnologias : competências profissionais docentesPublication . Cordeiro, Filipa da Luz; Cardoso, Sílvia Maria Castro FortesElaboramos este relatório, no âmbito do Mestrado de Ensino de Informática, inserido na Prática de Ensino Supervisionada. Neste são apresentadas as atividades letivas e não letivas realizadas na escola básica 2,3 André Soares, bem como um enquadramento geral de questões teóricas pertinentes no ensino: o currículo, a planificação, a avaliação e as aprendizagens dos alunos. Deste constam, também, projetos educativos atividades realizadas na escola, de forma a dinamizar as atividades escolares para a comunidade educativa. Consta, ainda, de um projeto de investigação científica que foi implementado e que visou verificar a situação das tecnologias no ensino, através da realização de um estudo pequeno com a primeira turma a que realizamos a lecionação. A componente letiva, analisada neste documento, decorreu da prática de ensino supervisionada com duas turmas do 8ºano do ensino regular. Este relatório reflete, assim, a experiência vivida num contexto escolar do 3ºciclo, desempenhando as funções de docência bem como de professora investigadora. Todas as atividades e aprendizagens realizadas tiveram como fim a formação docente, reunindo o conhecimento, as práticas e a investigação com o sentido de crescimento ao nível profissional.