Browsing by Issue Date, starting with "2012-09-20"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- A afeição/desafeição dos jovens na política : um estudo de caso sobre comportamentos juvenis na actividade políticaPublication . Carvalho, Maria Madalena Félix Sales Moreira; Salgado, Cristina TavaresO objectivo da presente investigação é entender a forma como os jovens vivem hoje a política em Portugal, traduzindo a afeição ou desafeição que o tema lhes merece. O cenário democrático após o 25 de Abril criou espaço para o exercício da cidadania, a liberdade de expressão são fundamentais para o exercício eleitoral. Apesar disto, a camada jovem apresenta elevados níveis de abstenção nos actos eleitorais, o que nos levou a aprofundar esta temática. Para verificar os factores que conduzem ou não ao voto eleitoral e à participação em manifestações colectivas de rua, baseamo-nos nos dados estatísticos cedidos pelo CESOP - Centro de Estudos e Sondagens de Opinião da Universidade Católica Portuguesa, em vários momentos de 2011 e 2012. A análise qualitativa efectuada sustentou-se na interpretação dos dados, à luz de várias teorias da motivação e da comunicação. Fizemos recolha fotográfica de manifestações colectivas, de cariz político onde os jovens se manifestam, com o objectivo de proceder a uma análise dos gestos, expressões (vocais e escritas) e comportamentos, elementos estes que constituíram fundamento para algumas das ilações que apresentamos. Procurámos enquadrar as opções demonstradas pelos jovens, no quadro teórico das abordagens motivacionais e comunicacionais que seleccionámos. Pela análise estatística dos resultados, chegámos à conclusão que o grupo dos solteiros é o que mais contribui para o voto assim como para a abstenção; e que a principal razão apresentada é a dos jovens não estarem recenseados. Quanto às manifestações colectivas de massas, constatámos que, embora os jovens as valorizem, é baixa a percentagem (sobretudo homens), daqueles que a elas adere. Perante os resultados obtidos, entendemos ser ainda necessário que os jovens façam, neste domínio da participação na vida política do país, um trabalho mais consciente de participação, de sentido de responsabilidade e de solidariedade, o que subentende uma formação e educação que ajude a imprimir e a consolidar a obrigação, diremos mesmo, o gosto, pela participação democrática, consciente para uma cidadania plena e um amanhã melhor.
- O desenvolvimento de novos serviços : o caso de serviços periféricos ao serviço do ensino básico e secundárioPublication . Gens, Diogo Nogueira; Salgado, SofiaO presente trabalho tem por objectivo apresentar de forma detalhada as actividades levadas a cabo no estágio curricular que decorreu no Colégio Alemão do Porto (CAP), entre os meses de Setembro de 2011 a Fevereiro de 2012. Esta oportunidade surgiu do desejo da organização de dinamizar determinados serviços periféricos ao seu serviço de ensino básico e secundário. Em termos práticos, focaram-se três questões fundamentais de estudo: i) Como rentabilizar o investimento feito pelo CAP na construção de um novo espaço desportivo? ii) Como dinamizar as ofertas nos programas de actividades nas pausas lectivas? iii) Qual a melhor forma de centralizar as operações ligadas ao serviço de aulas de instrumentos musicais? Estas questões práticas deram espaço a duas questões de investigação: iv) Como alinhar o desenho de um serviço periférico com o desenho de um serviço central? v) Como coordenar os diversos elementos do desenho de um serviço? A execução do trabalho fez-se através de duas abordagens complementares: uma teórica e outra prática. A nível teórico, estudamos as características dos serviços, distinguimos os serviços centrais e periféricos e exploramos a temática do desenho do serviço, valorizando o conceito de serviço e os elementos que compõem o desenho. A nível prático, diagnosticámos a situação a nível interno para cada uma das realidades, estudámos o mercado local, entrevistámos intervenientes dos serviços em causa e auscultámos os consumidores. Estas duas abordagens proporcionaram um conhecimento sólido sobre as três actividades estudadas (espaços desportivos, programas nas pausas lectivas e as aulas de instrumentos musicais) que culminaram em propostas de melhoria em termos do desenho do serviço. Após o estudo prático e teórico realizado, pudemos concluir que: apesar da importância crescente dos serviços periféricos na oferta de uma organização, podendo complementar e diferenciar a oferta central, depende da actividade principal da organização e deve estar alinhada com o conceito do serviço central. Em cada serviço, independentemente de ser central ou periférico, para que a percepção do cliente seja a pretendida pela organização, todos os elementos do desenho do serviço devem estar alinhados entre si.
- (Re)centrar os cuidados centrados na família em enfermagem de saúde infantil e pediátricaPublication . Rodrigues, Sónia Patrícia Lino Borges; Vara, Lília Rosa AlexandreO presente Relatório pretende relatar e analisar a experiência pessoal e profissional e as competências adquiridas da candidata a Enfermeira Especialista, na sequência dos estágios realizados em enfermagem de saúde infantil e em enfermagem pediátrica. Os Estágios tiveram como objectivo desenvolver competências comuns e específicas em enfermagem de saúde da criança e do jovem. E ainda, desempenhar um papel dinamizador no desenvolvimento e suporte de iniciativas no âmbito dos Cuidados Centrados na Família (CCF) nas unidades de saúde (temática do Trabalho de Projecto). O Estágio - Módulo I “Saúde Infantil” decorreu no Centro de Educação para o Cidadão Deficiente (CECD, Mira Sintra) e na Direcção-Geral da Saúde. O Estágio - Módulo III realizou-se num Serviço de Urgência de Pediatria e numa Unidade de Neonatologia pertencentes a dois hospitais da região de Lisboa. A descrição e análise das experiências de estágio são estruturadas de acordo com as etapas de planeamento em saúde. São ainda enunciadas e analisadas as competências comuns e específicas em enfermagem de saúde da criança e do jovem desenvolvidas pela formanda em vários domínios, designadamente, (1) responsabilidade profissional, ética e legal, (2) melhoria da qualidade, (3) gestão dos cuidados, (4) desenvolvimento das aprendizagens profissionais e (5) concepção de cuidados de enfermagem à criança/jovem e família. No domínio da investigação são descritos no Relatório dois estudos descritivo-correlacionais, realizados em dois contextos de estágio, que tiveram como objectivos (1) identificar as percepções dos enfermeiros acerca das práticas de Cuidados Centrados na Família e (2) analisar os factores que influenciam essas percepções. Os resultados dos estudos sugerem que, na perspectiva dos enfermeiros, existem ainda dificuldades na implementação de Cuidados Centrados na Família, quer a nível organizacional, quer individual. Conclui-se o relatório discutindo-se as implicações dos resultados dos estudos para a investigação e prática de enfermagem no sentido do desenvolvimento e implementação de práticas de CCF. Reflecte-se ainda acerca da complexidade dos contextos actuais de assistência à criança/jovem e família e da consequente necessidade de perspectivar o desenvolvimento de competências de enfermeiro especialista como um processo de aprendizagem contínuo.
