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- Conservação e restauro da crucificação da Igreja de Miragaia : as telas de rolo nos retábulos portuguesesPublication . Moreira, Rita Macedo; Calvo, Ana; Aguiar, MariaA pintura de altar surge, em Portugal, no final do século XVII, salvo a existência de precedentes que estiveram, possivelmente, na origem deste tipo de pintura. Com especial carácter pedagógico na Igreja, divulga a Palavra de Deus de forma mais dinâmica do que o habitual no ritual litúrgico. Os panos de altar narram histórias, estando na sua origem expostos grande parte do ano litúrgico e, consoante a pretensão cénica, eram apresentados ou simplesmente recolhidos através do sistema que os movia. A presente investigação surge no âmbito do estudo científico-analítico e da intervenção de Conservação e Restauro de uma tela altar, de rolo, pertencente à Igreja Paroquial de S. Pedro de Miragaia. Num segundo momento, a temática abrange uma análise mais ampla do panorama e da conservação das telas de rolo existentes em Portugal, nomeadamente o seu enquadramento histórico e litúrgico, salientando a originalidade e dinamismo que introduziram nas igrejas e capelas portuguesas, bem como um breve inventário das pinturas identificadas a nível nacional, onde se relacionam algumas particularidades, entre elas, os diferentes sistemas de montagem e fixação e as condições de utilização.
- Avaliação e optimização do sistema de qualidade na linha de enchimento de cerveja em barrilPublication . Verde, Pedro Miguel Vale Costa; Rodrigues, Pedro; Magalhães, PauloA Unicer Bebidas S.A. é a maior empresa do sector de bebidas em Portugal e alavanca a sua actividade nos negócios das cervejas e águas engarrafadas. Está igualmente presente nos segmentos dos refrigerantes, vinhos, entre outros. No âmbito do estágio curricular realizado no 1º semestre do 2º ano de Mestrado em Engenharia Alimentar, foi desenvolvido um trabalho em parceria com a Unicer Bebidas S.A. com o objectivo de optimizar e avaliar o Sistema de Qualidade presente na linha de enchimento de cerveja em barril. O estágio proposto teve a supervisão da área da Qualidade Industrial onde foi possível o desenvolvimento de ferramentas úteis para melhorar o controlo e gestão da linha. Para tal, e depois de um acompanhamento das actividades realizadas nas áreas da “Supply Chain” foi efectuado um levantamento exaustivo dos controlos actualmente efectuados em linha assim como análises efectuadas ao produto, com o objectivo de verificar se estes estavam a ser cumpridos, de acordo com o procedimento interno descrito no Plano de Inspecção e Ensaio. No decorrer do trabalho, foi possível sugerir oportunidades de melhoria no processo de inspecção e monitorização da linha barril, que consistiu inicialmente por dar resposta a uma lacuna que se prendia pela inexistência de uma metodologia para análise de CO2 em linha e no produto acabado. Sendo este um parâmetro crucial para a qualidade organoléptica da cerveja, implementou-se assim um método que permitisse a sua análise. A metodologia desenvolvida foi caracterizada por uma boa precisão, tendo sido obtidos desvios padrões baixos em todas as análises efectuadas, permitindo assim concluir a boa adequabilidade do equipamento e da metodologia para o controlo do teor de CO2 em linha e no produto acabado. Foi igualmente estudado alguns parâmetros de qualidade que pudessem afectar a integridade extrínseca e intrínseca da cerveja acondicionada em barril de tara perdida. Para tal, foi realizado um estudo da avaliação da estanquicidade do barril desenvolvendo testes que possibilitaram submeter barris a condições reais de armazenamento e transporte, assim como testes de integridade à embalagem, nomeadamente testes de resistência à pressão. Neste estudo, verificou-se que ao longo do tempo de armazenamento o teor de CO2 diminui para todas as situações testadas. No entanto, esta diminuição foi mais significativa para temperaturas mais elevadas de armazenamento. Relativamente aos testes de pressão de retenção dos componentes constituintes do barril, foram definidos os limites de aceitação/rejeição. Em alguns testes realizados verificou-se a existência de constituintes cuja pressão de retenção era inferior ao critério definido, recomendando-se por isso que esta análise seja incluída no Plano de Inspecção e Ensaio do fornecedor. Posteriormente e como forma de dar resposta a um problema logístico verificado no parque de vasilhame de barril de tara retornável no Centro de Produção de Leça do Balio, desenvolveram-se instrumentos de apoio à sua gestão que permitiram caracterizar defeitos e respectivos limites de aceitação/rejeição do barril. Paralelamente, e através de uma exaustiva amostragem realizada na linha de enchimento de barril, verificou-se a existência de uma substancial percentagem de barris não aceitáveis, sugerindo assim que seja efectuado um plano de acção que contemple por exemplo acções de formação e sensibilização aos operadores das linhas a nível de segregação e posterior reparação dos barris. Por fim fez-se uma análise das devoluções de barris de tara perdida e verificou-se que grande parte dos defeitos descritos não correspondia ao real. Para isso desenvolveu-se uma metodologia para análise das devoluções, com o objectivo de melhorar o seu processo de avaliação e tratamento dos dados associados a esta análise. Esta metodologia baseou-se na criação de um catálogo de defeitos passíveis de serem encontrados em devoluções que irão criar um auxílio para definir correctamente e objectivamente o defeito encontrado.