Browsing by Issue Date, starting with "2012-04-13"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- O impacto da desmotivação no desempenho dos professoresPublication . Miranda, Maria do Rosário Amaral Correia; Azevedo, Joaquim; Gonçalves, José LuísO trabalho que aqui apresentamos tem como objetivo ajudar a compreender a influência da desmotivação no desempenho da profissão docente. Os motivos que nos levaram a escolher este tema foram as preocupações sentidas, enquanto membro da direção de uma escola, em que fomos ouvindo quer na sala de professores, quer nas escolas pertencentes ao AE, os desabafos e preocupações dos professores, quer relativas às condições de trabalho, quer relativas ao insucesso dos alunos, à desresponsabilização cada vez maior dos pais/EE, à indisciplina cada vez mais acentuada dos alunos, entre outras situações. O objetivo deste estudo foi avaliar o impacto que a desmotivação exerce em algumas dimensões no desempenho da profissão docente. Foi aplicado um inquérito por questionário a 116 professores à escola em estudo. Foram realizadas entrevistas aos Coordenadores das UE do Agrupamento, porque sobre eles recai grande parte da responsabilidade de gerir as escolas e os professores que nelas lecionam, procurando nós obter, deste modo, uma informação mais completa. Relativamente ao impacto da desmotivação no desempenho do professor concluímos que são vários os fatores de desmotivação que têm impacto no desempenho do docente. No entanto, também se concluiu que, apesar de todos os constrangimentos a que está sujeito, o professor participa em todas as atividades da escola/agrupamento e faz tudo em prol do sucesso dos alunos, sendo este exercício docente um fator de satisfação profissional.
- Relatório de estágioPublication . Meira, José Manuel Morais; Carvalho, Emília PreciosaNeste Relatório, é apresentado o percurso de aprendizagem desenvolvido durante o estágio no “Projecto Espaço Pessoa da Associação para o Planeamento da Família”, com destaque para as actividades que mais contribuíram para o enriquecimento de competências, no âmbito da Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiatria. Este trabalho, inclui ainda, uma breve abordagem da experiência profissional e académica, que conferiram a creditação aos Módulos I e II do Estágio. São aqui descritas as actividades e/ou estratégias desenvolvidas para alcançar os objectivos inicialmente traçados no projecto de estágio, que traduzem todo o percurso de aprendizagem bem como as competências exercidas. Na conclusão é feita uma reflexão acerca da concretização dos objectivos da aprendizagem e das perspectivas para o futuro.
- Relatório de estágioPublication . Teixeira, Rosa Maria Magalhães; Ferreira, Amélia DiasO Relatório ilustra um percurso de aprendizagem apoiado numa atitude analítica e reflexiva que se desenvolveu no Estágio efectuado no INEM, e no Serviço de Emergência (SE) e Serviço de Medicina Intensiva (SMI) do Hospital Pedro Hispano (HPH). Nele estão inseridas todo um conjunto de actividades desenvolvidas, vivências, sentimentos, reflexões pessoais fundamentadas em evidências científicas, que determinaram a aquisição e aperfeiçoamento de competências preconizadas pelo Curso de Mestrado Profissional com Especialização em Enfermagem Médico-Cirúrgica. A metodologia utilizada foi a descritiva e analítico-reflexiva, apoiada no Projecto de Estágio, nos Portefólios realizados nos diferentes módulos, bem como na pesquisa bibliográfica efectuada para a fundamentação teórica e científica de todas as acções e tomadas de decisão. È efectuada a exposição de todas as actividades desenvolvidas durante o Estágio, que proporcionaram várias oportunidades de aprendizagem, assim como a identificação de situações problema, para as quais foram sugeridas medidas de resolução que foram implementadas e contribuíram para o desenvolvimento de competências em vários domínios desde a prestação de cuidados directos ao doente, até á gestão, formação e investigação, entre outras. Sendo assim, este Relatório inicia-se com a descrição dos objectivos gerais e específicos da unidade curricular Estágio, juntamente com a descrição das actividades desenvolvidas para a sua concretização, e segue-se um capítulo que encerra as competências adquiridas/ desenvolvidas nos diferentes módulos evidenciando-se uma análise crítico-reflexiva referente às mesmas, sendo complementada com a opinião de autores na sua maioria na área de Enfermagem, cujos pensamentos críticos, analíticos e coerentes estimularam todo o meu processo educativo e de desenvolvimento pessoal e profissional. De salientar o impacto que este percurso teve no desenvolvimento da minha identidade pessoal e profissional, tendo sido de extrema importância o recurso ao exercício do meu pensamento crítico que me conduziu á obtenção de competências fundamentais para o futuro como Enfermeira Especialista na área da EMC e assim ir de encontro á excelência na prestação de cuidados numa perspectiva da Enfermagem Avançada. Tudo isto, exigiu um empenho pessoal que se revelou bastante compensatório no final desta etapa.