Browsing by Issue Date, starting with "2009-01"
Now showing 1 - 10 of 17
Results Per Page
Sort Options
- Sobre os direitos fundamentais de educação: crítica ao monopólio estatal na rede escolarPublication . Pinto, Mário Fernando de CamposEste ensaio, dado à estampa por Mário Pinto, é uma crítica minuciosa e fundamentada ao monopólio actual da rede escolar praticado em Portugal [...], representa um notável esforço argumentativo em favor das liberdades de aprender e de ensinar, tal como decorrem da formulação da Constituição de 1976. Evidencia de modo convincente a existência de uma pré-compreensão, aliás bastante generalizada, contra o ensino particular, alegadamente visto como um privilégio [...] Desmonta também, com larga cópia de razões, a ideologia dominante a favor da necessária superioridade da escola pública.
- Relearning to think analogically: the decline of language and the alleged silence of GodPublication . Sumares, ManuelA questão acerca do declínio da linguagem e o silêncio de Deus não pode evitar as discussões complexas na filosofia contemporânea relativamente à possibilidade que a linguagem pode oferecer para falar do divino. Os filósofos analíticos, que trabalham por dentro da Viragem Linguística no século XX, têm feito muitas incursões na problemática. Mas é sobretudo a filosofia hermenêutica e a sua preocupação com a superação do esquecimento do ontológico que o problema do declínio se conjuga com a poética que exprime a emergência dos seres e a sua possível dimensão religiosa. Contudo, o maior obstáculo a uma maior abertura ao divino reside no nominalismo que efectivamente domina a filosofia moderna e contemporânea. Aprender de novo a pensar analogicamente vai implicar o discernir uma expressão teológica mais originária do Ser e a reabilitação de uma metafísica realista baseada na participação e a relação contigua entre o real e o Logos.
- Ética do voluntariadoPublication . Barbosa, Adérito GomesPara uma apresentação mais vasta desta problemática, teríamos que abordar o voluntariado social nas suas grandes linhas: a área alvo dos voluntários (necessidades, pobreza), fases etárias privilegiadas para serem voluntários (jovens e reformados), motivações, direitos, deveres, responsabilidades, experiências ad intra e ad extra. Circunscrevemo-nos apenas à ética do voluntariado. Como pressupostos, podemos elencar o bem-estar hoje, a in-hospitalidade, o ser humano como cuidado e como compaixão. Num segundo passo, identificamos a ética do voluntariado como a ética da justiça (ética dos mínimos) e a ética da gratuitidade (ética dos máximos). No ponto seguinte, procuramos apresentar algumas prioridades que concorrem para uma ética do voluntariado: cordialidade e convivialidade; educar à cidadania e à participação; um convite à ética dos máximos; a prioridade do dar sobre o receber; o voluntariado é dar. O voluntariado não é um dar individualista ou assistencial, mas um dar colectivo, no sentido de ensinar a dar, ensinar a gerir, ensinar a respeitar, ensinar a empenhar-se pelo outro, ensinar a ser hospitaleiro (de bens e serviços) com o outro, com os outros.
- A deficiência como expressão de diversidade – contributos da pedagogia socialPublication . Silva, LígiaO texto que apresentamos corresponde a uma reflexão que tem por base uma dissertação de mestrado apresentada à Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica Portuguesa, um estudo centrado nas respostas sócio-educativas, políticas, medidas, estratégias e práticas institucionais, em que todo o caminho da investigação parte do pressuposto de que a diversidade é um valor ético e antropológico, logo, é também um valor pedagógico. No duplo papel de professores e investigadores na área da Pedagogia Social, assumimos neste estudo uma preocupação pedagógica relativamente a situações que possam criar condicionalismos à inclusão social, principalmente quando as barreiras emergem da área educacional.
- Rendimento Social de Inserção – uma política social de desenvolvimento humano?Publication . Ribeiro, Maria Helena Magalhães da SilveiraAs políticas sociais preconizam acima de tudo constituir uma resposta às lacunas existentes em termos do bem-estar e das oportunidades de vida. Este artigo procura centrar-se numa medida concreta: o Rendimento Social de Inserção (RSI). Procuramos reflectir de que forma esta medida em concreto se constitui (ou não) como geradora de processos de inclusão, potenciando o desenvolvimento das pessoas. Partiremos então de três conceitos fundamentais que o artigo 1.º da lei do RSI enuncia: a inserção laboral, a inserção social e a inserção comunitária. Estabelecendo a ponte com o paradigma da formação ao longo da vida, procuraremos reflectir sobre algumas inquietações que estão na génese da investigação em curso sobre políticas sociais e desenvolvimento humano, realizada no âmbito da dissertação de Mestrado em Pedagogia Social: a forma como esta medida potencia o desenvolvimento dos indivíduos, a forma como os beneficiários são envolvidos na definição dos seus programas de inserção e a necessidade da redefinição das políticas sociais num cenário de crise e vulnerabilidade social, em que a consolidação dos valores de solidariedade, comunidade e justiça social se torna cada vez mais urgente. Com o crescimento dos números do desemprego e da fragilização dos vínculos laborais, temos assistido a uma progressiva desestabilização dos estáveis (aqueles que tinham emprego estável) e a uma instalação cada vez mais definitiva na precariedade. Neste cenário, as políticas sociais serão naturalmente reconfiguradas, mas importa salvaguardar acima de tudo as condições para a manutenção de uma existência digna, atentando em quem mais precisa, em quem já há muito não ocupa lugar na estrutura social - os “novos inúteis do mundo”, nas palavras de Rizek ao prefaciar uma obra de Castel.
- EditorialPublication . Martins, Fernando Mena Ferreira
- A prática religiosa e a percepção do sofrimento: um estudo em doentes com cancro e em doentes com dor crónicaPublication . Carqueja, EduardoNuma abordagem holística da Pessoa doente, com ênfase na dimensão espiritual, o objectivo do presente estudo exploratório é verificar se a prática religiosa, em doentes oncológicos e em doentes com dor crónica, diminui a percepção do sofrimento. Aplicaram-se os seguintes instrumentos para colheita de dados: Questionário Sócio-demográfico e Clínico; EVA Dor; IESSD;Versão portuguesa do IPC; Versão portuguesa da HADS; Termómetro do Sofrimento e Escala Visual Analógica de Confiança na Equipa de Saúde. A população alvo compôs-se por doentes adultos com doença oncológica e doentes com dor crónica, com idades compreendidas entre os 18 e os 79 anos, em tratamento ambulatório. Verificou-se que a prática religiosa não diminui a percepção do sofrimento, porém, indicou que quem mais sofre, mais prática religiosa tem. No que concerne ao género, idade, estado civil e escolaridade, estes factores influenciam o sofrimento dos doentes, embora, em dimensões diferentes, nomeadamente, ao nível do sofrimento psicológico, sócio-relacional ou físico. Concluiu-se ainda que, os doentes com dor crónica percepcionam mais sofrimento que os doentes com cancro.
- ApresentaçãoPublication . Baptista, Isabel
- O gestaltismo aplicado à reintegração cromática de pintura de cavaletePublication . Bailão, AnaA psicologia da Gestalt foi utilizada por Cesare Brandi na conservação e restauro, nomeadamente na interpretação e tratamento das lacunas. Este artigo dá a conhecer a psicologia da forma usada por Brandi e explora a influência das Leis da Organização da Percepção na interpretação da lacuna, a sua importância na selecção das técnicas de reintegração cromática e consequentemente no reconhecimento das mesmas. Como caso de estudo, foi escolhida a obra “Ressurreição de Lázaro”, uma pintura quinhentista pertencente à Charola do Convento de Cristo, em Tomar.
- High dynamic range (HDR) images of radiographies: modern digital replacement of negatoscopes?Publication . Pereira, Luís BravoWith this paper we are presenting a new promising approach to digitalization of radiographic image in film, using common photographic cameras as device to digitalize with different levels of exposure (allowing, in some cases, to read information from the darker/denser areas of the image) and combining those images with the new technique of High Dynamic Range (HDR) imaging, increasing this way the exposure latitude of the final image. This new approach is possible today because the most recent generations of image treatment software present this new feature. Examples of software presenting this tool are the market leader Adobe Photoshop (presenting this HDR capacity since CS2 version) or the most HDR specialized Photomatix, among others. The resulting images seem to show in somecases more interesting results than the single pass digitalization of images, with or without post-processing improvement, and can in some cases be a good alternative to the use of negatoscopes on the exam of radiographies.