Browsing by Author "Xavier, Maria Raul Lobo"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- Álcool e gravidez: algumas reflexões em torno de um fenómeno complexoPublication . Xavier, Maria Raul Lobo
- A new psycho-educational group intervention for women and men on the waiting list for the first Medically Assisted Reproduction cyclePublication . Lopes, Emanuela; Pinho, Mariana; Martins, Carla; Dantas, Sofia; Xavier, Maria Raul LoboInfertility and Medically Assisted Reproduction (MAR), challenge individuals and couples in many aspects and are related to relational and personal distress. To enhance well-being of MAR patients while on the waiting list for the first treatment cycle, a psycho-educational group intervention was developed at the MAR Centre (MARC) of a Portuguese public hospital. Aim: to describe a new psycho-educational group intervention for women and men undergoing MAR, explore participants’ characteristics, experiences, and initial acceptability.
- Resiliência num grupo de adolescentes de risco de uma escola secundária do grande PortoPublication . Xavier, Maria Raul Lobo; Abreu, Mariana AndresenA relação entre factores de risco (acontecimentos de vida stressantes) nas vidas dos adolescentes, e a presença de factores de protecção faz com que alunos considerados de risco evidenciem resiliência ou vulnerabilidade em contextos como a escola. O presente artigo procura evidenciar a forma como os adolescentes se adaptam ou ultrapassam estas circunstâncias adversas, ao conseguirem “bons resultados apesar das sérias ameaças ao desenvolvimento ou à adaptação” (Masten, 2001, p.228). A escola assume-se como um dos contextos mais importantes de desenvolvimento, socialização e de promoção de resiliência nos adolescentes. A forma como actuam os factores e processos protectores presentes nas suas vidas tendo em conta os riscos e factores de risco, ajudam a compreender os comportamentos resilientes ou não-resilientes demonstrados pelos adolescentes. A utilização de uma entrevista semi-estruturada a uma amostra de dezasseis alunos adolescentes (N=16), com uma média de idades de 13,81 anos, permitiu obter um “fotografia bem detalhada” naquele período das suas vidas relativamente a ele próprio, ao contexto escola (por exemplo, a relação com grupo pares, dificuldades na escola).