Browsing by Author "Vieira, Nuno Miguel Ferreira Rosas"
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- Satisfação e qualidade de vida factores preditores da rotatividade dos comerciais do Grupo MCoutinhoPublication . Vieira, Nuno Miguel Ferreira Rosas; Lobo, FátimaEsta investigação intitulada Satisfação e Qualidade de Vida, Factores Preditores da Rotatividade dos Comerciais do Grupo MCoutinho, tem como fundamento analisar a Rotatividade ao nível do grupo profissional/Comercias, afectos ao Grupo Empresarial MCoutinho que tem como principal actividade o Comércio e Reparação de Veículos Automóveis. A avaliação da Satisfação e Qualidade de Vida (QV) dos Comerciais, enquanto factores preditores da Rotatividade, foi outro dos objectivos deste estudo de carácter empírico. Este foi realizado em todas as plataformas automóveis do Grupo (MCoutinho Alvescar, MCoutinho Centro, MCoutinho Douro, MCoutinho Litoral, MCoutinho Nordeste, MCoutinho Ocasião, MCoutinho Porto). A avaliação da QV e da Satisfação foi realizada através de dois questionários dirigidos a todos os Comerciais das plataformas automóveis já anteriormente mencionadas. A QV foi avaliada através da aplicação do “WHOQOL-BREF” da autoria da OMS e validado para a população Portuguesa (Vaz Serra, Canavarro, Simões, Pereira, Gameiro, Quartilho, Rijo, Carona & Paredes, 2006), já a Satisfação foi avaliada pelo Questionário “JSS” (Spector, 1985). A Rotatividade outro dos propósitos deste estudo, foi analisada através do cálculo do seu Índice, o qual contemplou apenas a saída de comerciais no período de 2009 e foi determinado por plataformas automóveis. Os resultados obtidos nesta investigação demonstram que a Satisfação e a QV, são factores preditores da Rotatividade no Grupo. Uma vez que este estudo tem como objectivo principal analisar as causas da Rotatividade, num dos grupos profissionais de maior importância numa empresa que tem como principal negócio a venda de automóveis, os resultados desta investigação, são fundamentais na medida em que nos dão a conhecer os motivos que levam estes profissionais a abandonarem o Grupo. Nesse sentido, foram elaboradas posteriormente um conjunto de medidas de forma a diminuir o índice de rotatividade e a fidelizar estes colaboradores ao Grupo. Essas medidas vão no sentido da melhoria dos níveis de Satisfação e de QV, levandoos a fixarem-se na organização reduzindo os custos. As conclusões deste estudo confirmam alguns dados revelados pela literatura sendo um contributo importante para a boa gestão da Organização em termos do seu capital humano.