Browsing by Author "Veloso, Ana Cristina Faria"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Nove canções populares portuguesas para violino com acompanhamento de piano : proposta de uma edição num contexto didático e culturalPublication . Veloso, Ana Cristina Faria; Pertzborn, FlorianA presente dissertação consiste num projeto educativo que prevê a edição de um livro de nove peças para violino e piano baseado em músicas tradicionais portuguesas. O objetivo é de incluir a canção portuguesa como mais uma forma metódica e pedagógica para o aluno e assim dar-lhe a oportunidade de este se familiarizar desde muito cedo com uma fonte musical e cultural do seu próprio país de origem. A edição pretende apoiar o ensino do instrumento nas escolas de música portuguesa, fornecendo um suporte pedagógico para o repertório do ensino de iniciação do violino. Para contextualização metódica e pedagógica deste projeto foram revistas três áreas: (1) A área do ensino precoce, que foca a literatura da pedagogia e psicologia aplicada ao aluno. (2) A área de literatura que analisa uma seleção de métodos de violino considerando conceitos tradicionais tal como métodos de iniciação. (3) A área que viabiliza a utilização de canções portuguesas para a iniciação do ensino de violino num contexto didático e cultural. Esta revisão mostra a origem da canção e de compositores nacionais que utilizaram elementos da música tradicional portuguesa nas suas obras em geral e em específico para violino. Os resultados obtidos nas três áreas revistas contextualizaram a base para a edição de nove canções populares portuguesas numa forma metódica – instrumental. Posteriormente as canções foram ainda experimentadas em aula com um grupo de alunos de iniciação de violino para testar a sua viabilidade prática. As opiniões e experiências dos alunos foram recolhidas em entrevistas semi - estruturadas e analisadas no âmbito da investigação apresentada. As considerações finais focam-se na possível divulgação do repertório em contexto de investigação, salientando a importância do papel do professor. É de salientar ainda recomendações para futuras adaptações/divulgação do repertório e é sugerida a procura de perspetivas multidimensionais no ensino precoce.