Browsing by Author "Vaz, Cindy Ribeiro"
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- Educação social e formação inicial : o lugar da pedagogia socialPublication . Vaz, Cindy Ribeiro; Baptista, Isabel Maria de CarvalhoA presente dissertação foi elaborada no âmbito do curso de Doutoramento em Ciências da Educação, da Universidade Católica Portuguesa, área de aprofundamento da Pedagogia Social. A Pedagogia Social define-se como a Ciência da Educação que enquadra os processos de intervenção socioeducativa, sendo como tal reconhecida pelos educadores sociais, enquanto conhecimento profissional de referência. Partindo deste pressuposto, quisemos perceber qual o lugar que a Pedagogia Social ocupa atualmente na formação inicial dos educadores sociais, tendo por base a realidade portuguesa. Para tal, começámos por mapear as Instituições de Ensino Superior com oferta da licenciatura em Educação Social, analisando os seus planos de estudo, os documentos oficiais e os conteúdos de formação das respetivas unidades curriculares conforme surge exposto no primeiro capítulo/artigo. No mesmo sentido, num segundo momento interessou-nos perceber até que ponto a Pedagogia Social constituiu um requisito necessário no âmbito das habilitações para a docência nos cursos de licenciatura em Educação Social atualmente existentes no nosso país, atendendo ao que têm sido as recomendações da Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES), conforme surge apresentado no segundo capítulo/artigo. Por fim, quisemos perceber de que forma os atores profissionais, os educadores sociais, reconhecem e valorizam a Pedagogia Social na sua formação inicial, conforme se expõe no terceiro capítulo/artigo. A análise cruzada dos dados recolhidos nos três momentos do estudo, permitem concluir que, em termos gerais a Pedagogia Social encontra uma expressão académica significativa na oferta formativa em Educação Social proporcionada pelas instituições portuguesas, evidenciada nos respetivos planos de estudo e nos perfis formativos do seu corpo docente, ainda que de forma por vezes inconsistente conforme surge assinalado. Concluímos também que esta formação é valorizada pelos atores profissionais que, na sua condição de técnicos de intervenção socioeducativa, se identificam como “pedagogos sociais” detentores de um saber específico, distintivo e relevante.