Browsing by Author "Ussene, Assane"
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- Ensino de inglês como língua estrangeira no ensino secundário geral público e competência comunicativa dos graduados em Moçambique : entre as percepções e as práticasPublication . Ussene, Assane; Rocha, Maria Ilídia de Meireles Cabral daMoçambique é um país multilingue e multicultural, onde diferentes grupos etnolinguísticos coabitam, com maior predominância, os de origem Bantu. A língua inglesa como língua estrangeira é obrigatória no currículo do ensino geral público e é ministrada do 6º ano de escolaridade (6ª classe) até à conclusão do Ensino Secundário Geral (12ª classe), num percurso de 7 anos. No ensino secundário, onde a nossa investigação incide, aprimora-se o desenvolvimento de competências como um exercício que deve estar presente em todos os momentos da vida do aluno, quer dentro da sala de aula, quer fora dela. Assim, o ensino da língua inglesa no Ensino Secundário Geral faz parte do processo de desenvolvimento de competências no aluno, orientadas para a sua realização pessoal e para a sua integração com sucesso na sociedade, a fim de enfrentar novas dinâmicas do sector laboral, de uma forma particular. A disciplina de Inglês, tratando-se de uma língua, focaliza-se no desenvolvimento da competência linguística e comunicativa, que compreende a aquisição e uso real das capacidades de leitura, escrita, compreensão e de produção oral. Considerando as competências que se procura desenvolver, esta investigação procura compreender quais as estratégias de ensino e aprendizagem mais usadas na disciplina de Inglês no Ensino Secundário Geral Público em Moçambique, quais as perceções dos professores e dos alunos sobre a sua eficácia no desenvolvimento da competência comunicativa nesta língua e qual a efetiva competência comunicativa demonstrada pelos alunos. O estudo, com uma abordagem metodológica mista, decorreu em duas escolas secundárias gerais públicas de Moçambique, sendo uma urbana e outra rural. A investigação englobou dez professores e quatrocentos e oito alunos. A recolha de dados mobilizou uma multiplicidade de técnicas de investigação (observação, inquérito por questionário, entrevista semi-estruturada, teste de avaliação de competência comunicativa e análise documental) de forma a podermos triangular dados e responder, numa perspetiva holística, à questão central do estudo. Os resultados revelam que o ensino do Inglês no ESGP em Moçambique é um processo bastante complexo e realiza-se dentro de vários constrangimentos políticos, organizacionais e da prática docente, entre outros. Os processos de avaliação parecem encontrar-se intimamente ligados aos processos de ensino e aprendizagem. O facto de não se avaliarem competências linguísticascentrais leva a um desinvestimento no seu ensino, por parte dos professores, e na sua aprendizagem, por parte dos alunos. A falta de qualidade no ensino / aprendizagem do Inglês no ESGM parece agravar-se também pela ausência de práticas consistentes de supervisão pedagógica, essenciais para o desenvolvimento profissional. E, como consequência, a competência comunicativa preconizada no plano curricular do ESG não está a ser atingida, pelo menos de momento, pese embora haja consciência da necessidade de envidar esforços para se inverter a situação atual.