Browsing by Author "Teixeira, Ana Sofia Guedes"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- O design e o merchandising como ferramentas de dinamização de uma personalidade : o caso de Guerra JunqueiroPublication . Teixeira, Ana Sofia Guedes; Pereira, Henrique ManuelO foco central deste projeto, intitulado O Design e o Merchandising como ferramentas de dinamização de uma personalidade: o caso de Guerra Junqueiro, foi o estudo do design e do merchandising como ferramentas para promover a figura de Guerra Junqueiro, no ano da celebração do centenário da sua morte (1923-2023). Mais do que desenvolver e aprofundar conhecimentos sobre o poeta, esta iniciativa, pretende ser veículo, suscitar curiosidade para a exploração desta figura maior da cultura portuguesa e demonstrar como, por meio de um projeto criativo, é possível agregar valor e conhecimento. Ao reconhecer a importância da aplicação de ferramentas de design e merchandising como foco deste projeto, explorei a interligação dessas práticas como meios de comunicação e promoção numa dimensão que, até então, permaneceu inexplorada. O conceito contemporâneo de marketing é definido enfatizando a importância do design como ferramenta fundamental para a criação de produtos e experiências que atendam às necessidades e desejos dos consumidores. A gestão do design também é abordada, destacando-se a relevância do design management no contexto empresarial e a sua aplicação na construção da identidade de marca. Guerra Junqueiro é analisado como uma marca em si, com a sua própria identidade. De destacar a importância do design thinking como ferramenta para a dinamização da personalidade, considerando a criação de um plano de negócio que envolve a definição de conceitos, modelos de negócio, parcerias estratégicas e a criação de uma identidade visual consistente. Não obstante a marca impressiva do legado junqueiriano, a obra, ação e pensamento de Guerra Junqueiro permanecem relativamente esquecidos. O projeto que agora se apresenta tem como objetivo chamar a atenção para essa questão e incentivar um maior interesse na figura e legado de Guerra Junqueiro, reconhecendo o seu impacto na cultura e literatura portuguesa. O resultado, a criação de uma linha de merchandising e o desenho de um site de referência para promover a figura de Junqueiro como marca.