Browsing by Author "Tavares, Raquel Miguel"
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- A representação do género na publicidade infantil televisiva e a sua perceção por crianças dos 7 aos 12 anosPublication . Tavares, Raquel Miguel; Soares, Fátima Patrícia Nunes da Encarnação Marques DiasA nossa dissertação teve como principal objetivo entender como é que o género é apresentado na publicidade infantil televisiva portuguesa atualmente, assim como a forma como essa representação influencia as percepções das crianças dos 7 aos 12 anos de idade e a sua construção de género. A investigação apresentou em primeiro lugar, uma revisão de literatura com a finalidade de compreender a importância que as crianças têm para o marketing, bem como estudar a publicidade infantil televisiva e a sua legislação. Após estabelecer essa definição, foi necessário fundar um esclarecimento mais profundo sobre o alvo deste estudo, as crianças. Foi conduzida uma revisão de artigos e livros que apresentam teorias do desenvolvimento de uma criança e a sua construção de género e identidade. No terceiro capítulo, procurou-se então relacionar os dois primeiros, a televisão e a sua relação com as crianças, investigando o uso do estereótipo na publicidade televisiva e como é que as crianças descodificam a publicidade. Essa descodificação é realizada através de ferramentas que são necessárias para decifrar a verdadeira mensagem por detrás da intenção publicitária. Numa segunda parte apresentou-se a investigação empírica, que adotou uma abordagem interpretativista com o uso do método misto. Esta pesquisa foi baseada, na sua primeira fase quantitativa, numa análise de conteúdo de publicidade infantil portuguesa em três canais televisivos, Cartoon Network, Panda Biggs e Disney Channel, tendo um tempo de recolha de dois meses, construindo uma base de dados de 104 anúncios sem repetições. Desta base de dados concluímos que o género é representado com o uso recorrente de estereótipo. Numa fase de estudo, qualitativa, foram realizados quatro focus group com crianças e uma entrevista exploratória. Conseguimos constatar que as crianças conseguem identificar estereótipos na publicidade, mesmo que por vezes tenham dificuldade em entender a palavra, no entanto, essa representação não se reflete nos comportamentos e nem identidade das mesmas, pois têm a sua própria individualidade, acreditando que o género não deve ser limitador de atitudes.
