Browsing by Author "Soares, Bárbara Bacharel de Sampaio"
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- Promover a auto-gestão apoiada de saúde na criança e adolescentePublication . Soares, Bárbara Bacharel de Sampaio; Charepe, Zaida BorgesO envolvimento em comportamentos de saúde, bem como, a gestão de doenças crónicas, são cada vez mais reconhecidos como uma responsabilidade da pessoa e da sua família. A auto- gestão é um processo em que as crianças e jovens desenvolvem um conjunto de atitudes, comportamentos e competências que os ajudam a diminuir o impacto da sua condição de saúde em todas as vertentes da sua vida, tanto para eles como para a sua família ou cuidadores. A realização da revisão scoping, com o título: “O conceito de auto-gestão de saúde na criança e adolescente: scoping review”, contribuiu para uma melhor compreensão do conceito de auto-gestão na idade pediátrica. Segundo os resultados desta revisão, o envolvimento em comportamentos de auto-gestão está associado a benefícios para a criança/adolescente, tanto a curto como a longo prazo, e nas várias dimensões da sua vida. Os enfermeiros têm um papel fundamental no apoio e na educação para a auto-gestão de saúde, podendo reduzir riscos e promover condições que a apoiem. Este relatório tem como objetivo descrever e refletir criticamente sobre o percurso de formação desenvolvido, bem como, comunicar os resultados de aprendizagem clínica e de investigação aplicada. Foi realizado um estágio em três contextos de intervenção diferentes: Serviço de Internamento de Pediatria, Cuidados de Saúde Primários e Urgência Pediátrica Polivalente de um Hospital Central de Lisboa. Em cada contexto de intervenção foi realizado um projeto formativo individual, no qual foram definidos objetivos gerais e específicos e atividades a desenvolver, bem como, os respetivos indicadores de avaliação, em resposta aos diagnósticos de situação identificados em cada contexto. Foi definido como objetivo transversal a todos os contextos de estágio: desenvolver competências de Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica na prestação de cuidados de enfermagem à criança/adolescente e família nos diversos contextos de intervenção, tendo como foco a promoção da auto-gestão apoiada da criança e do adolescente. O caminho percorrido para a concretização dos objetivos definidos promoveu o desenvolvimento de competências comuns e específicas de EEESIP e permitiu-me transferir conhecimentos sobre a temática da auto-gestão apoiada de saúde para a prestação de cuidados de enfermagem à criança/adolescente e família. O Modelo de Promoção da Saúde, de Nola Pender, representa a visão teórica deste relatório e sustentou e orientou todo o percurso académico realizado, tanto na vertente teórica como na prática de cuidados de enfermagem especializados, prestados à criança/adolescente e família. O presente relatório integra a articulação dos conhecimentos e competências adquiridos e as experiências vivenciadas ao longo do percurso formativo. No seu todo, alargaram a minha visão sobre a prática de cuidados à criança e família, tornando-me mais consciente e mais capaz para prestar cuidados de enfermagem de qualidade, com segurança, competência e em verdadeira parceria com a criança e família.