Browsing by Author "Silva, Marta Fabiana Cunha e"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- A comunicação como fator motivacional : estudo de caso no ramo da relojoariaPublication . Silva, Marta Fabiana Cunha e; Monarca, Maria Adélia de Jesus; Fernandes, JoanaA motivação é um conceito com diferentes dimensões e cada vez mais valorizado no mundo das organizações. São vários os estudos que salientam as relações entre a comunicação e a motivação. Este trabalho tem como propósito geral investigar a importância que a comunicação interna tem na motivação organizacional, através de um estudo de caso realizado numa empresa no ramo da relojoaria. A opção metodológica assumida revelou-se a mais ajustada aos objetivos do estudo e também permitiu uma análise mais adequada do contexto real de trabalho. Foram realizadas entrevistas semi-estruturadas aos colaboradores internos da organização. Perante a relevância desta temática e tendo em conta os objetivos estabelecidos, tornou-se pertinente analisar algumas questões relacionadas com este tema, das quais se destacam a forma como uma gestão adequada vai contribuir para a motivação dos colaboradores e consequentemente se o tipo de comunicação utilizada tende a influenciar a motivação dos colaboradores e ainda, identificar quais os tipos de comunicação que as chefias utilizam para motivar a sua equipa e se esta comunicação interna tem influência no sucesso da empresa. Da análise dos dados, salientam-se algumas fragilidades evidenciadas ao nível das práticas da comunicação organizacional interna e por outro lado, que os colaboradores valorizam uma correta e clara comunicação por parte dos líderes. De destacar também, a perceção existente entre a possível relação da eficácia da comunicação com os resultados gerais da empresa.