Browsing by Author "Selas, Marco Leandro Martins"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- A criação de valor para o comprador em operações M&A : caso da Disney-FoxPublication . Selas, Marco Leandro Martins; Pacheco, Luis Pedro KrugTodas as empresas são supostamente movidas pela procura contínua de melhoria do seu valor de mercado. Assim, as fusões e aquisições constituem um meio importante de execução da estratégia que permite às organizações atingir a melhoria de valor que procuram, sendo aparentemente frequente a sua utilização nos últimos anos. Os inúmeros estudos desta temática tem apresentado resultados diversos e a literatura existente parece concordar em discordar. Neste contexto, esta dissertação tem como objetivo perceber se nas fusões e aquisições existe criação de valor para o adquirente. No âmbito desta questão, foi considerado um caso específico, envolvendo a aquisição da Fox pela Disney. Nesse sentido, procedeu-se a uma revisão de literatura, o que permitiu ter uma perspetiva geral dos conceitos de M&A, as suas motivações e perceber quais as características desejadas de cada envolvente para que uma M&A possa gerar valor para o comprador. Posteriormente, de forma a dar resposta à questão de investigação do trabalho, aplicou-se a metodologia estudo de evento a qual, baseando-se nas expetativas de mercado, mede a geração de retornos anormais como consequência do anúncio de M&A. Os resultados obtidos indicam que parece ter havido criação de valor para a Disney aquando do anúncio da compra da Fox, refletindo-se nos retornos anormais gerados durante o dia do anúncio e no seguinte. Os retornos obtidos, apesar de estatisticamente significantes, carecem de robustez. Deste modo, apesar de o mercado ter percecionado positivamente os retornos e de se concluir que a aquisição gerou valor para o comprador, a falta de robustez dos resultados conduz a uma interpretação cautelosa dos mesmos.
