Browsing by Author "Salgado, Cristina"
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- A comunicação enquanto paradigma de humanizaçãoPublication . Salgado, CristinaColocar a comunicação como ferramenta ao serviço do desenvolvimento e do bem- estar da pessoa humana, pressupõe a existência de um quadro de referência, onde o reconhecimento e valorização de cada um, como ser único, sejam norteadores de uma relação ajustada. Identificar a importância da interface do comportamento e da linguagem, a compreensão de afectos e sentimentos no processo relacional, constitui uma plataforma indispensável à construção de cenários, propiciadores de uma comunicação que se deseja humanizante.
- A pessoa, a organização, e a espiritualidade: um estudo empírico em ambiente organizacionalPublication . Salgado, Cristina; Pinto, Joana CarneiroEste estudo visa analisar a questão da espiritualidade no contexto laboral de organizações portuguesas. A espiritualidade é entendida como o modo como cada um, de forma pessoal e íntima, procura dar sentido a si, aos outros, à organização, ao trabalho, em busca da felicidade e do bem-estar em contexto organizacional. Para o efeito, participaram 401 trabalhadores, dos quais 286 desempenham funções de gestores e 115 desempenham funções de colaboradores em organizações de cariz público e privado, tendo sido avaliados através do questionário "Os Valores e a prática do trabalho", organizado em 6 dimensões distintas: (i) a pessoa e a empresa, (ii) relações humanas no trabalho, (iii) carreira, (iv) comunicação interna, (v) valores, e (vi) espiritualidade. Os resultados obtidos permitam verificar que estas dimensões são valorizadas pelos trabalhadores em geral, e reflectem o sentido cristão na vida laboral, isto é, esclarecem a "presença de Deus" e dos valores cristãos nas práticas organizacionais. Estes resultados são congruentes com os obtidos em estudos prévios a nível internacional e nacional, e justificam o investimento das organizações em matéria de espiritualidade, na medida em que este se constitui um factor importante para aspectos como o bem-estar, a satisfação, os sentidos de sucesso e progresso, a produtividade, o desempenho, e o próprio lucro, de pessoas e organizações.