Browsing by Author "Rodrigues, Raquel Alves"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Adaptação psicológica dos docentes do ensino básico e/ou secundário, comparação entre o ensino público e o ensino privadoPublication . Rodrigues, Raquel Alves; Matos, Maria Margarida Nunes Gaspar deO número de docentes que apresentam sinais de mal-estar psicológico tem crescido o que, por sua vez, poderá levar a implicações significativas no que concerne ao bem-estar e à qualidade de vida individual de cada profissional. Assim, é necessário explorar e identificar fatores que possam estar a interferir na saúde dos docentes. O presente estudo investigou a adaptação psicológica dos professores do ensino básico e secundário no contexto da crescente insatisfação com a carreira docente em Portugal, com o objetivo de compreender as possíveis consequências do mal-estar psicológico na saúde física dos docentes e as diferenças entre os setores público e privado. Além disso, o estudo procura identificar fatores que possam influenciar o bem-estar e a qualidade de vida dos professores. A amostra foi composta por 213 participantes, dos quais 40 pertenciam ao ensino privado e 173 ao ensino público. Os participantes responderam a questionários que avaliavam a adaptação psicológica (incluindo qualidade de vida, bem-estar subjetivo, níveis de ansiedade e depressão, perceção de sintomas somáticos e de saúde física e mental) e a fatores demográficos e socioprofissionais (como género, anos de serviço, satisfação com colegas e número de cargos). Os resultados revelaram uma correlação positiva entre a satisfação com os colegas e a adaptação psicológica dos docentes, além de um papel mediador da saúde nesse processo. Não foram encontradas diferenças significativas entre os dois setores. Concluindo, este estudo contribuiu para a compreensão de potenciais fatores que possam influenciar a adaptação psicológica dos docentes. Estes achados destacam ainda a importância de implementar programas nas escolas que promovam a coesão entre os docentes.