Browsing by Author "Rodrigues, Daniela Filipa Lourenço"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- O aquecimento corporal e vocal : o impacto da utilização de um site com exercícios vocais na autonomia dos alunos no âmbito da disciplina de canto e coroPublication . Rodrigues, Daniela Filipa Lourenço; Serra, Ana Sofia Almeida SáEste relatório, realizado no âmbito do Mestrado em Ensino de Música, da Universidade Católica Portuguesa – Porto, pretende evidenciar as aprendizagens realizadas durante a Prática Profissional (PP), nas áreas de especialização de canto e classe de conjunto coral, assim como toda a investigação relacionada com a implementação e avaliação do Projeto de Intervenção Pedagógica (PIP) designado como “O Aquecimento corporal e vocal: O impacto de um site com exercícios vocais na autonomia dos alunos no âmbito da disciplina de canto e coro”. A prática profissional foi realizada no ano letivo de 2021/22, no Conservatório Regional do Algarve Maria Campina, onde foi implementado também o PIP. Durante a Prática Profissional foi detetado que os alunos não sabiam fazer o aquecimento corporal e vocal de forma autónoma, nem tinham consciência da sua importância para um melhor desempenho vocal. Com recurso digital, foi criado um site através da plataforma WIX.com, com exercícios de aquecimento corporal e vocal e exercícios técnicos de apoio ao estudo das peças. Esta ferramenta, de acordo com os testemunhos recolhidos em entrevistas informais aos alunos que constituíram a amostra, contribuiu para um estudo mais eficaz e atento no canto em casa, o que resultou numa melhoria na autonomia e na evolução vocal, no grupo experimental, nas respetivas aulas de canto e coro. Para este projeto de intervenção pedagógica foi criado um workshop sobre aquecimento vocal e corporal e uma breve apresentação do site e da sua funcionalidade ao grupo experimental. O impacto da utilização do website como estratégia de ensino e aprendizagem na disciplina de canto e de coro é o objeto de estudo deste Projeto de Intervenção Pedagógica (PIP) que foi implementado no Conservatório Regional do Algarve Maria Campina, durante o 2.º período do ano letivo de 2021/2022. Nesta investigação participaram nove alunos (5º, 7ºGraus e curso livre), com idades compreendidas entre os quinze e os vinte anos. Quatro destes alunos frequentavam o curso livre e o complementar de canto e cinco faziam parte do coro de câmara. Alguns alunos que frequentavam o curso de canto também participavam no coro. A pesquisa consistiu no estudo para avaliação da eficácia do recurso digital na prática pedagógica, pela utilização do website, com exercícios de aquecimento como auxílio para aquecer a voz, antes da prática do canto e torná-la numa rotina diária. O grupo de estudo serviu como amostra para recolha do resultado em prática. As técnicas e instrumentos de recolha e produção de dados utilizados foram entrevistas informais e observação direta e indireta aplicados ao grupo de alunos em estudo. Os registos qualitativos desta investigação serviram para dar a conhecer o impacto da utilização das ferramentas digitais na prática do aquecimento. Os resultados obtidos evidenciaram o papel que o website poderá desempenhar na eficácia do estudo diário e numa prática mais consciente no canto.