Browsing by Author "Ricardo, Amadeu"
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- Dataset of the preparation and characterization of an artificial sludge for ecotoxicological purposesPublication . Gavina, Ana; Freitas, Ana Cristina; Ricardo, Amadeu; Gomes, Ana; Marques, Catarina; Lopes, Isabel; Pereira, RuthThis work describes the protocol developed for preparing an artificial digested sludge to be used for the ecotoxicological evaluation and risk assessment of chemical substances that are previewed to attain the soil through sewage sludge applications for fertilization (e.g. pharmaceutical compounds). Such evaluations have been made with standard protocols for ecotoxicological tests with terrestrial species in which the chemical substances are directly spiked to the test soil. This procedure lacks ecological relevance in terms of the role the sludge organic matter plays on the bioavailability and fate of chemical substances. Here we describe the protocol and the composition for obtaining the artificial sludge, prepared with commercial pet food and eggs white to mimic the composition of domestic sewage sludge in terms of proteins, carbon hydrates, fat and fibers content. Further, the conditions ascertained for the anaerobic digestion of the organic mixture are described, and the final properties of the sludge are presented, after repeating the procedure twice.
- Divulgação científica através de modelos e laboratórios escolares de paisagem na área da biotecnologia - Ecotecnologias para a SociedadePublication . Calheiros, Cristina S. C.; Monteiro, Cristina M.; Moreira, Helena; Ricardo, Amadeu; Calafate, Luis; Castro, Paula M. L.O papel da Universidade é plural e diverso, transcendente à geração e transmissão de conhecimento ao nível do ensino superior. Uma aproximação entre as Universidades e as Escolas e a comunidade em geral estimula a curiosidade e inquietude científica, o espírito crítico e o processo criativo quer de alunos quer do cidadão comum. Ao nível universitário, com o intuito de potenciar a divulgação do conhecimento e inovações científicas, existem vários canais ou meios de comunicação que podem ser explorados. Na área da biotecnologia a utilização do trabalho experimental, através de maquetes e modelos como forma de comunicar ciência, é muitas vezes tida em consideração em exposições, divulgação científica nas escolas e demonstração nas respetivas instituições. Os modelos têm um papel fulcral como ferramentas de trabalho e facilitadores do processo de criação científica, funcionando como representações da realidade e dando uma perceção conceptual a três dimensões. O desenvolvimento de modelos estabelece a mediação entre o real e o imaginário, potenciando a construção e evolução do conhecimento assim como a reconstrução de modelos mentais. Para além de por si só serem veículos de divulgação, como anteriormente referido, o próprio processo de construção e concepção de modelos em grupo facilita a colaboração entre estudantes, investigadores, professores e alunos. Modelos concretos são especialmente úteis na educação da ciência entre alunos mais jovens. Numa outra vertente, a possibilidade de se promover o ensino das ciências em contexto de laboratório escolar de paisagem complementa o conhecimento adquirido tendo um caracter de continuidade e melhoria da aprendizagem dos alunos para o desenvolvimento sustentável. Estes laboratórios propiciam a investigação escolar num ambiente multifacetado em contexto real, tirando partido da multifuncionalidade da paisagem. O presente trabalho pretende dar a conhecer dois projetos universitários em que a divulgação científica e o trabalho experimental na área da biotecnologia ambiental conjugam uma abordagem de ensino-aprendizagem das ciências. Estes projetos - leitos de plantas e telhados verdes (ecotecnologias) - através da sua interação sequencial com i) modelos deles mesmos à escala laboratorial, e ii) com uma visita a projetos-piloto, à escala real, estabelecidos e em funcionamento, no formato de laboratório escolar da paisagem, permitem que haja uma perceção multidisciplinar e holística destes sistemas com aplicação prática e funcional, enfatizando princípios de sustentabilidade.